Torcida equatoriana grita “queremos cerveja” durante o jogo de abertura da Copa

Torcedores reclamam da proibição da venda de cerveja nos arredores dos estádios da Copa do Mundo no Catar

No jogo de abertura da Copa do Mundo da Fifa no Catar, torcedores do Equador, adversário do país anfitrião, aproveitaram para protestar pedindo cerveja. A proibição de vender bebidas alcoólicas nos arredores dos estádios foi emitida na sexta-feira (18), por determinação do governo local.

O tema da proibição da venda de cerveja tomou conta dos noticiários nos últimos dias. Posicionados atrás de um dos gols do estádio Al Bayt, em Doha, Capital do Catar, eles começaram a entoar, no intervalo da partida, gritos em espanhol de “queremos cerveza” (“queremos cerveja”, em português).

Publicidade

Inicialmente, a venda estava autorizada, com horários específicos para acontecer. Haveria a comercialização da Cerveja Budweiser, patrocinadora do evento e a cerveja oficial da Copa do Mundo da Fifa, ao redor dos estádios três horas antes de cada partida começar e por cerca de uma hora após o término.

A decisão apanhou tanto a Fifa quanto a Budweiser de surpresa. A cervejaria, que pertence ao grupo belgo-brasileiro AB InBev, desembolsou cerca de 75 milhões de dólares para ser a cerveja oficial de mais uma edição da Copa do Mundo. Nesse momento, a venda e consumo de bebidas alcoólicas estão restritos a Fifa Fan Fest e alguns poucos bares e hotéis com uma autorização especial.

O Catar é um país muçulmano e possui um controle rígido em relação à venda e ao consumo de bebidas alcoólicos. Tanto residentes, quanto estrangeiros não podem consumir bebidas com álcool, como a cerveja, em qualquer lugar. Somente estabelecimentos e hotéis devidamente autorizados podem oferecer a bebida. E os preços são bem salgados.

Faça parte da comunidade cervejeira que mais cresce no Brasil:


Um desses lugares autorizados é a zona de torcedores da Fifa, conhecida como Fan Fest. Mas por lá, o preço também não é nada barato. Um copo com 500ml de cerveja sai por mais de R$ 70. Mesmo assim, as filas já são grandes cerca de uma hora antes de abrir – o lugar só começa a funcionar a partir das 19h, no horário local.

Budweiser vai doar as cervejas remanescentes da Copa do Mundo

Hoje, a cervejaria anunciou o que fará com o estoque de cerveja que sobrar ao final da Copa do Mundo: vai doar para o país vencedor. Ela publicou, mais cedo, na sua conta do Twitter, o seguinte comunicado:

– Novo dia, novo Tweet. O país vencedor fica com as “Buds”. Quem os receberá?- disse a Budweiser no Twitter.

Assim, além do título de Campeão do Mundo de Futebol, o país vencedor já terá algumas cervejas para comemorar. A Bud não detalhou exatamente como essa entrega se dará e nem quando será feita. Resta esperarmos para ver como isso tudo vai terminar.

Compartilhe

Compartilhe essa notícia com todos os seus amigos e siga o site Clubedocervejeiro.com nas redes sociais para ficar sempre por dentro das novidades.

Leia também

Voltar para a página inicial

Clube do Cervejeiro

O Clube do Cervejeiro é um portal com notícias atualizadas e conteúdos exclusivos focados no universo da cerveja e a gastronomia relacionada à bebida.

Sair da versão mobile