Tudo sobre a cerveja Lambic: história, fabricação e degustação

A cerveja do tipo Lambic é considerada a mais antiga do mundo, sendo o primeiro processo de fermentação da bebida registrado.

Aliás, apesar de não serem totalmente fiéis à produção original, hoje há diversas cervejarias, inclusive no mercado nacional, que produzem uma bebida muito similar e com alta qualidade.

O Clube do Cervejeiro vai te levar, a partir de agora, para um tour completo sobre a cerveja mais antiga do mundo! Confira.

Publicidade

Como a cerveja Lambic é produzida?

O estilo Lambic é feito a partir da fermentação natural e não induzida do mosto, que é o nome dado à cerveja antes de passar pelo processo de fermentação.

Para que o processo ocorra é necessário os seguintes fatores:

  • Malte de cevada e trigo não maltado
  • Lúpulo velho, com idade de 2 a 3 anos, com aroma não muito agradável
  • Leveduras selvagens que estão do ambiente de produção da cerveja

As cervejas Lambic são envelhecidas em barris de carvalho, para completar a sua fermentação, sendo classificada em duas categorias, de acordo com o período de maturação:

  • Lambic Jovem: Até 6 meses em barril de madeira
  • Lambic Velha: Até  3 anos em barril de madeira

Viu isso: 5 cervejas recomendadas para quem gosta da Brahma Duplo Malte

História da cerveja Lambic

Estio lambic (Crédito: Blake Wisz/Unsplash)

Não se sabe ao certo quando o estilo começou a ser produzido, mas os primeiros registros da técnica remontam ao século XIII.

Entretanto, imagina-se que as bebidas que eram produzidas na antiguidade, antes mesmo da era cristã já fossem a mesma.

A família das cervejas Lambic engloba as cervejas fermentadas espontaneamente, isto é, com a levedura presente no ar, sem a adição controlada de fermento como acontece na produção das cervejas atuais.

Faça parte da comunidade cervejeira que mais cresce no Brasil:


Características das cervejas Lambic

A cerveja do tipo Lambic possui um sabor bem complexo, maior teor alcoólico e notas de sabores variados, principalmente se forem envelhecidas em barris onde outras bebidas foram envelhecidas.

Confira ainda: Dona Patroa, da Cerveja Blumenau, leva ouro e prêmio de melhor cerveja brasileira

Estilos de cerveja Lambic

  • Framboise

Assim, como o próprio nome revela, ela leva a adição de framboesas, o que dá mais acidez e secura à bebida.

  • Kriek

Esse estilo leva a adição de cerejas na sua mistura. Dessa forma, isso lhe confere leveza e suavidade ao sabor da bebida.

  • Gueuze

Esse estilo é caracterizado pela mistura de Lambic nova, ou seja, que ainda passou por todo o processo de fermentação, com Lambic velha, já fermentada.

  • Faro

A Lambic Faro possui a adição de alguns ingredientes como coentro, açúcar e casca de laranja, entre outros, que dessa maneira, atenuam o azedume característico das cervejas Lambic.

Cervejas Lambic nacionais

O mercado brasileiro vem cada vez mais investindo em qualidade e técnicas diferenciadas para entregar bebidas exclusivas.

Por isso, vamos conhecer agora uma cerveja  lambic nacional para você experimentar e entender mais do estilo.

Estilos da cerveja lambic (Crédito: Peter Kraayvanger/Pixabay)
  • Brazilian Cajá Lambic

Produzida pela cervejaria Imigração, possui coloração amarelo, turva, com média formação e baixa persistência de espuma. Possui amargor baixo, acidez marcante e final seco e refrescante. Envelhecida em barris de madeiras brasileiras ao longo de dois anos, onde foram adicionados frutos de Cajá, que proporcionaram aroma e sabor frutados remetendo a fruta, além da acidez moderada e final refrescante.

Saiba mais: 7 Cervejas recomendadas para quem gosta de Heineken

Compartilhe

Compartilhe essa notícia com todos os seus amigos e siga o site Clubedocervejeiro.com nas redes sociais para ficar sempre por dentro das novidades.

Leia também

Voltar para a página inicial

Clube do Cervejeiro

O Clube do Cervejeiro é um portal com notícias atualizadas e conteúdos exclusivos focados no universo da cerveja e a gastronomia relacionada à bebida.

Sair da versão mobile