Veja 3 cervejas para comemorar as festas de fim de ano

Dá para substituir o champanhe e o espumante nas festas de fim de ano por cervejas especiais

O final do ano é uma data muito simbólica para todos. Assim, mais que uma simples virada no calendário, a confraternização de fim de ano marca o final e o início de um novo ciclo para as pessoas em todo o mundo.

Dessa forma, as festas de final de ano, como a Ceia de Natal e o Réveillon reúnem as pessoas num sentimento de paz e otimismo, e muitos planos para o novo ano que vai chegar. As pessoas comemoram o final do ano de diversas maneiras. Algumas com festas, outras com amigo secreto, sem contar com a confraternização empresa, que não pode faltar.

Publicidade

Por isso, para a sua festa do fim do ano ser ainda melhor, selecionamos algumas cervejas para você brindar no final do ano. Isso mesmo: fim de ano com cerveja!

3 Cervejas para brindar no fim de ano

Apesar da maioria preferir o tradicional vinho, champanhe e espumante – ou até mesmo a famosa cidra –, existem várias cervejas que combinam muito bem com as festas de ano. E são, também, brindes final de ano perfeitos, além de ser uma ótima escolha de presente de Natal para aquele seu amigo que gosta de cerveja.

Mas existem cervejas com alta carbonatação, isto é, com bastante gás carbônico, que proporcionam aquela sensação de bolinhas que estouram na boca, como faz o champanhe, além de serem muito elegantes.

Então, veja esses três rótulos de cerveja selecionados para deixar a sua confraternização de fim de ano e que combinam com a época quente do nosso verão.

Duvel

Duvel Moortgat/Divulgação

Cervejaria: Duvel Moortgat

País de Origem: Bélgica

Estilo: Belgian Golden Strong Ale

Temperatura ideal: 6° a 8°C

Teor alcoólico: 8,5%

Descrição

É uma clássica cerveja belga, bem conhecida por quem está inserido no mundo das cervejas artesanais. A Duvel é uma cerveja bem carbonatada, com aromas frutados. Combina muito bem com dois pratos típicos da Ceia de Natal: o Tender com frutas e o panetone.

Por fim, recomenda-se que se degustada em copos como taça ou tulipa, ou, preferencialmente, no seu próprio copo. Aliás, a taça Duvel é uma ótima sugestão de presente de Natal.

La trappe Witte Trappist

Koningshoeven Brewery/Divulgação

Cervejaria: Koningshoeven Brewery

País de Origem: Holanda

Estilo: Witbier

Temperatura ideal: 4° a 8°C

Teor alcoólico: 5,5%

Descrição

A cerveja La trappe Witte Trappist é considerada a primeira trapista do estilo de cerveja Witbier do mundo. É refermentada na própria garrafa, levando em sua fabricação água, malte de trigo e lúpulo Saphir. Além disso, ainda leva sementes de coentro e cascas de laranja.

É uma cerveja leve, com um ótimo aroma cítrico. Por isso, é perfeita para matar a sede nos dias quentes de verão do final do ano.

Faça parte da comunidade cervejeira que mais cresce no Brasil:


Delirium Tremens

Huyghe/Divulgação

Cervejaria: Huyghe

País de Origem: Bélgica

Estilo: Belgian Golden Strong Ale

Temperatura ideal: 8° a 12°C

Teor alcoólico: 8,5%

Descrição

A cerveja do Elefante Rosa já fala por si só. Já foi eleita a melhor cerveja do mundo. Tem um sabor forte e condimentado, que perdura na boca, com um final seco e amargo. É a cerveja preferida de muitos cervejeiros ao redor do mundo.

A Delirium Tremens harmoniza muito bem com Chester e o prato mais clássico do Natal dos brasileiros, o Bacalhau ao Azeite. É sugerido que seja degustada em um copo do tipo tulipa. Seu corpo arredondado proporciona uma melhor captura dos aromas. Sua borda curva ajuda no encaixe com a boca e a estabilizar a espuma.

Concluindo as sugestões de cervejas para o fim de ano

As cervejas combinam muito bem com as festividades de confraternização de fim de ano. Além disso, fogem das bebidas “clichê” que todo mundo está acostumado. Então, aproveite a sugestões e brinde com cerveja a chegada do Ano Novo. Saúde!

Compartilhe

Compartilhe essa notícia com todos os seus amigos e siga o site Clubedocervejeiro.com nas redes sociais para ficar sempre por dentro das novidades.

Leia também

Voltar para a página inicial

Clube do Cervejeiro

O Clube do Cervejeiro é um portal com notícias atualizadas e conteúdos exclusivos focados no universo da cerveja e a gastronomia relacionada à bebida.

Sair da versão mobile