Harmonizar Cerveja

Como Harmonizar Cerveja Com Carnes: Guia Completo Para Iniciantes

Programando aquele jantar elaborado ou até mesmo um churrasco de domingo e não sabe qual cerveja comprar? Será que dá pra harmonizar cerveja com algum prato?

Será que qualquer cerveja combina com carnes?

Nesse artigo o Clube do Cervejeiro vai te ensinar quais os melhores rótulos para harmonizar com cada tipo de carne e refeição. Confira!

Como harmonizar cervejas? Vamos começar com o básico da harmonização, isto é, apenas duas regrinhas que valem para qualquer tipo de refeição ou bebida:

  • Semelhante vai com semelhante

Essa é a regra de ouro para qualquer combinação que você for fazer. Isso vale, portanto, para harmonizar cerveja.

Tenha sempre em mente que cervejas mais leves, com sabores frutados, entre outras, sempre acompanharão comidas mais leves.

Mas, se você vai servir uma refeição mais pesada, com comidas gordurosas, encorpadas ou picantes, o ideal é escolher também cervejas mais intensas.

Essa regrinha vale também para a cor da cerveja. Basicamente, a cor da cerveja deve combinar com a cor da sua refeição. Ou seja, quanto mais escura a cerveja, mais escura deve ser a comida da harmonização.

  • Atenção para o teor alcoólico

Além disso, devemos sempre nos atentar para o teor alcoólico da cerveja ao fazermos combinações. Via de regra, quanto mais intenso e forte for o sabor do prato, maior deve ser o teor alcoólico da cerveja que o irá acompanhar, e vice-versa.

Harmonizar Cerveja Com Carnes

Algumas cervejas em especial combinam melhor com determinados tipos de carne.

Assim, vamos listar algumas combinações básicas para você manter sempre à mão:

  • Carne de porco

Carnes mais comuns como lombo de porco e linguiça, por exemplo, combinam com cervejas do tipo Bock, Pilsen e Pale Ale.

  • Frango

Combinações básicas de frango como frango assado, frito e linguiça de frango combinam com cervejas do tipo Pilsen, Pale Ale, Porter e Bock.

  • Cordeiro

Um cordeiro assado é sem dúvida nenhuma um prato refinado e cheio de nuances nos sabores. Para acompanhar, escolha uma cerveja do tipo Old Ale.

  • Carne vermelha

Desse modo, quando o assunto é carne vermelha, as combinações são um pouco mais variadas.

Dessa forma, para um churrasco, onde pode haver também carnes de outros tipos, recomendados as cervejas do tipo Pale Ale, Indian Pale Ale  e Pilsen.

Se for carnes mais gordurosas e marcantes você pode incluir também cervejas como a Porter e a Bock, já que combinam com carnes mais pesadas.

Harmonização de cerveja com hambúrguer

No caso do hambúrguer também vale as mesmas indicações, mas você pode mudar um pouco optando por cervejas do tipo Amber Lager, Double Ipa, Abbey Dubbel e Brown Ale.

Harmonizar carne de hambúrguer
Imagem de JOSE ARROYO por Pixabay

Essas cervejas vão muito bem com carnes vermelhas, podendo ser incluídas em um jantar ou até mesmo no seu churrasco.  

  • Peixes e frutos do mar

No caso dos peixes há uma grande variedade na intensidade dos sabores, acarretando em diferentes combinações.

Nesse sentido, para camarão, crustáceos e peixes fritos no geral, escolha cervejas do tipo Pale Ale, Indian Pale Ale e Pilsen.

Para bacalhau e peixes mais fortes, opte por cervejas do tipo Pale Ale, Weizen e até mesmo Porter, dependendo da intensidade do prato. E aí, já sabe como montar uma combinação incrível para a sua refeição? Siga o Clube do Cervejeiro para mais dicas e informações!

Gostou das dicas? Então acesse o link abaixo e veja essa receita deliciosa:

Rolar para cima