Dicas de harmonização de cervejas para acompanhar sua ceia de Natal

Mestre Cervejeiro, Matheus Falcão, da Mad Brew, indica os sabores que irão elevar a experiência gastronômica nas celebrações de fim de ano

Crédito: PublicDomainPictures/Pixabay

Com as altas temperaturas marcando presença nas festividades de fim de ano, a escolha da bebida perfeita para acompanhar as ceias ganha ainda mais importância. Em meio ao calor característico dessa época, a cerveja artesanal se torna uma excelente opção.

Mas, ao romper a tradição do vinho, é importante saber combinar a cerveja com os alimentos para aproveitar a refrescância e sofisticação da bebida. E para isso, o mestre cervejeiro da Mad Brew, Matheus Falcão, lista algumas das melhores combinações de cervejas artesanais para harmonizar com as comidas mais tradicionais das festas de fim de ano.

Publicidade

Peru Assado

Crédito: Dmytro/Pixabay

“O prato mais tradicional nas festas natalinas, o peru de Natal, combina muito bem com a cerveja Hop Obsession, pois a American IPA oferece um perfil lupulado e cítrico para cortar a gordura do peru”, diz Falcão.

Salada de Bacalhau e Cordeiro

Crédito: Valeria Boltneva/Pexels

Segundo o sommelier de cerveja, o bacalhau e o cordeiro harmonizam melhor com a cerveja Witchbier. A bebida tem notas frutadas, cítricas e condimentadas, complementando bem a salada de bacalhau, adicionando uma dimensão de sabor sutil sem dominar os sabores delicados do peixe. Para o cordeiro as notas condimentadas proporcionam um contraste refrescante.

Pernil Suíno

Crédito: Mike Tinnion/Unsplash

“Se a pessoa preferir um pernil, a cerveja Red Alert é perfeita, pois possui notas maltadas e levemente tostadas, harmonizando muito bem com o sabor suculento do pernil suíno”, diz o especialista em cerveja.

Sobremesas

Crédito: Kobby Mendez/Unsplash

“Para quem não abre mão de uma boa sobremesa, o sommelier indica as cervejas Black Mind e Weisstein. A primeira possui sabores tostados e a segunda tem notas frutadas e leves, ambas harmonizam muito bem com pavês, pudins, entre outros doces”, garante Matheus.

Rabanada

Crédito: Image by ValverdeRedactor/Pixabay

Prato tipicamente natalino que não pode faltar na ceia dos brasileiros. Para o mestre cervejeiro, uma boa cerveja para acentuar o sabor das rabanadas é a Freak Lab. “Por ser ácida, ela corta a doçura dessa guloseima proporcionando uma combinação interessante e refrescante”, diz.

A Mad Brew, cervejaria artesanal teresopolitana, abriu em dezembro de 2022 uma casa com conceito de tap house com steak house, localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro. Todas as 15 cervejas artesanais fabricadas pela Mad Brew podem ser encontradas à venda na Mad Brew de Ipanema.

Faça parte da comunidade cervejeira que mais cresce no Brasil:


Serviço Mad Brew Teresópolis

Endereço: Rua Tietê, 400 – Alto – Teresópolis – RJ, 25961-110

Horário de funcionamento: segunda a quinta 18h às 0h, sexta 18h às 01h, Sábado 12h às 01h e domingo 12h às 23h

Serviço Mad Brew Ipanema

Endereço: R. Vinícius de Moraes, 120 – Ipanema, Rio de Janeiro – RJ, 22411-010

Horário de funcionamento: segunda a quinta 11h30 às 0h, sexta e sábado 11h30 às 01h e domingo 11h30 às 23h

Texto produzido por: Evelyn Guimarães (Broto Comunicação)

Veja também: Mestres da Brasa: Dicas Infalíveis para um Churrasco Perfeito

Compartilhe

Compartilhe esse post com todos os seus amigos e siga o site Clubedocervejeiro.com nas redes sociais para ficar sempre por dentro das novidades.

Mais lidas

Mestre do Churrasco: aprenda a impressionar seus amigos na churrasqueira

Heineken e Ambev avisam que preços da cerveja deverão aumentar

Chopp Brahma agora está disponível em lata para os consumidores

Voltar para a página inicial

Clube do Cervejeiro

O Clube do Cervejeiro é um portal com notícias atualizadas e conteúdos exclusivos focados no universo da cerveja e a gastronomia relacionada à bebida.

Sair da versão mobile