Cerveja Stout

Tudo Sobre o Estilo de Cerveja Stout: História, Harmonização e Tipos

Com coloração escura, consistência mais encorpada e sabor marcante, a cerveja stout é queridinha para os amantes da cerveja artesanal.

Ela é mais popular em países de clima frio, por ser mais forte. Entretanto, no Brasil ela continua sendo bastante consumida.

Confira tudo o que você precisa saber sobre esse estilo de cervejas. Desde a sua fabricação até mesmo suas combinações e principais marcas do mercado.

Como é feita a cerveja Stout

A cerveja stout faz parte da família das cervejas ALE, ou seja, é fabricada com alta fermentação.

O que dá a coloração escura e o aspecto mais consistente e cremoso é uma quantidade maior de malte ou cevada torrados. Muitas vezes sendo incorporados ingredientes como café e chocolate.

LEIA TAMBÉM:

Além disso, elas possuem um alto teor alcoólico que, somados às outras características da bebida, “aquecem”, por isso sendo consideradas cervejas do inverno.

Qual a diferença entre a Stout e a Porter?

Apesar de muito semelhantes, graças a coloração mais escura e a consistência mais encorpada, há diferenças claras entre os dois tipos.

Enquanto a Stout é mais amarga, com sabor característico de café, a Porter é mais leve e frutada, sendo um pouco mais leve.

Cerveja Stout
Cerveja Stout (Crédito: PxHere)

Além disso, a Porter tem um teor alcoólico geralmente  menor do que a Stout. Enquanto a primeira gira em torno de 4% a 6%, a Stout pode chegar até 8%.

História da cerveja Stout

A história da cerveja stout começa em meados do século XVII, na Inglaterra.

A Stout surgiu através de uma variação da Porter, ou seja, leva esse nome por ser muito consumida pelos trabalhadores que trabalhavam nos portos de Londres.

Stout literalmente significa forte, sendo, assim, uma variação mais pesada da Porter original.

Tipos de cerveja Stout

A cerveja stout na realidade possui um grande espectro de variações, que se diferenciam por teor alcoólico, coloração, amargor, densidade, entre outros. Vamos conhecer as principais cervejas Stouts:

  • Dry Stout

É a versão mais tradicional da cerveja, sendo, por isso, a mais seca, amarga e cremosa. Possui um forte sabor do malte torrado e de café. Normalmente possui toques de cacau.

  • Sweet Stout

Como o nome revela, essa é o tipo adocicada das cervejas Stout, levando na sua fabricação a adição de lactose, o que, dessa forma, diminui o amargor, deixando um sabor que lembra um capuccino.

  • American Stout
Cerveja stout com sabor cítrico
Créditos: Nanxi wei/Unsplash

A stout americana é bem similar à britânica, possuindo apenas um tom cítrico, por utilizar exclusivamente ingredientes nacionais.

  • Russian Imperial Stout ou Double Stout

Uma das versões mais fortes da cerveja, possui a coloração mais escura e, também, o maior teor alcoólico dentre as cervejas stout’s.

Aliás, essa versão foi criada para a exportação para a Rússia, e o alto teor alcoólico evitava que as cervejas congelassem mesmo nas temperaturas baixíssimas do inverno russo.

  • Oatmeal Stout

Essa versão da Stout leva aveia na sua composição, o que, dessa maneira, a deixa com uma grande cremosidade e coloração marrom escuro, além de suavizar o amargor da bebida. Gostou desse conteúdo? Confira mais artigos sobre o universo cervejeiro no blog do Clube do Cervejeiro.

Rolar para cima