Estilo de cerveja blonde ale

Blonde Ale, um ótimo estilo para iniciar nas cervejas artesanais

O estilo de cerveja americano Blonde Ale é uma boa opção para quem está começando no mundo das cervejas artesanais.

Publicidade

Antes de tudo, vale ressaltar um ponto importante. Não devemos confundir o estilo Blonde Ale – que pertence à escola cervejeira americana –, com o estilo Blond Ale (sem a letra “e” no final), que pertence à escola belga.

Esse estilo surgiu por intermédio das cervejarias menores e Brew Pubs dos Estados Unidos, que não conseguiam fazer as cervejas da família lager. Vale lembrar que as cervejas da família Lager precisam ser fermentadas em temperaturas mais baixas.

Assim, eles criaram o estilo Blonde Ale, que é extremamente leve e refrescante. Aliás, por conta disso, ela é muito indicada para paladares iniciantes em cerveja.

Normalmente, as cervejas do estilo Blonde Ale são as cervejas de entrada das cervejarias, que visam os consumidores que estão buscando uma opção mais leve e fácil de beber.

Publicidade

Características do estilo Blonde Ale

Cerveja Blonde Ale

Com já dito anteriormente, as cervejas desse estilo são leves, refrescantes e saborosas. Possuem um toque levemente maltado, com o lúpulo aparecendo sem ser excessivo, mas com um toque um pouco frutado e cítrico. Do mesmo modo, são bem equilibradas e possuem uma coloração clara e límpida. Outra característica é que o seu amargor não é excessivo.

Só a título de curiosidade, esse é o estilo de cerveja que muitos cervejeiros caseiros, aqui no Brasil, costumam fazer.

As Blonde Ales possuem teor alcoólico entre 3,8% e 5,5%. O seu amargor fica na faixa entre 15 e 28 na escala de IBU (a escala vai até 120). Sua cor clara apresenta uma coloração entre o amarelo palha e o dourado.

A seguir, vamos ver algumas cervejas desse estilo, produzidas aqui no Brasil.

  • Orange Sunshine – Produzida pela cervejaria carioca Hocus Pocus. Foi acrescentado um toque de laranja para incrementar seu frescor e dar mais sabor à bebida.
  • Austria Summer Ale – Produzida pela cervejaria mineira Krug Bier. É uma cerveja bem leve e maltada, com um toque cítrico.
  • Frida Blond Ale – Produzida pela cervejaria catarinense Blumenau. Tem aroma de frutas amarelas, leve picância e um amargor leve.

Para trazer um exemplo internacional, temos a cerveja Big Wave Golden Ale, que é produzida pela cervejaria havaiana Kona.

Publicidade

Gostou? Então, compartilhe com todo mundo.

Outras postagens que você também pode gostar

Voltar para a página inicial