Alem Bier, eleita a melhor do país pelo Concurso Brasileiro de Cervejas

Conheça a Alem Bier, eleita a melhor do país pelo Concurso Brasileiro de Cervejas

Cave com cinco metros de profundidade, Best of Show, relação com vinícola: conheça a Alem Bier, eleita a melhor do país pelo Concurso Brasileiro de Cervejas.

Publicidade

Alguns segredos da marca gaúcha que conquistou 10 medalhas no concurso com maior número de cervejas inscritas do mundo

Com cinco anos de história, a Alem Bier já chegou no lugar mais alto do pódio no mercado brasileiro de cervejas: foi eleita a Cervejaria do Ano no Concurso Brasileiro de Cervejas de 2022, realizado em março em Blumenau (SC). Entre as 537 fábricas da bebida, que inscreveram mais de 3635 rótulos, a marca ficou com o maior número de medalhas: dez, sendo quatro de ouro.

Fundada em 2017, a Alem Bier fica em Flores da Cunha (RS), uma região conhecida pela vitivinicultura e pela qualidade na produção de vinhos. Esta história, aliás, tem tudo a ver com a cervejaria, que fica dentro de uma vinícola fundada em 1973.

Carlo Mioranza, neto do fundador da Vinícola Monte Reale, é o sommelier de cervejas responsável pela Alem Bier. Feliz com o resultado do Concurso Brasileiro de Cervejas, ele ressalta o DNA da marca, que conecta os saberes sobre vinhos e cervejas. “A marca nasceu para promover um diálogo entre esses dois mundos, que podem parecer distantes e estamos provando que são muito complementares. Sensorialmente, esse sempre foi o nosso grande desafio e maior realização”, afirma.

Publicidade

Quatro curiosidades sobre a Alem Bier

Mesmo que você não conheça a marca, saiba: esta não é a primeira vez que a Alem Bier ganha destaque no Concurso Brasileiro de Cervejas. Em 2021, a Merlot Grape Ale produzida pela marca ganhou o Best of Show e foi eleita a melhor cerveja do concurso. Um ano antes, em 2020, a Muscat Brett Saison da marca tinha levado a prata como segunda melhor cerveja de todo o concurso.

Outra curiosidade é que entre as 10 cervejas que levaram medalhas no Concurso Brasileiro de Cervejas, sete são produzidas com uvas produzidas em propriedades próprias da vinícola. As condições do clima da Serra Gaúcha são propícias para a qualidade das uvas e o resultado se reflete sensorialmente nos vinhos e cervejas.

Ainda no Concurso Brasileiro de Cervejas em 2022, a marca conquistou os três lugares no pódio em um estilo: Wild Bier. A Moscato Giallo Grape Ale ficou com o ouro, a Merlot Grape Ale levou a prata e a Wild Ancellotta 2020 Harvest foi bronze. As três levam uvas produzidas pela Vinícola Monte Reale.

As cervejas são maturadas em barris que maturaram vinhos em uma cave com cinco metros de profundidade. A Cave del Mis foi criada para maturação dos vinhos finos das linhas Valdemiz e Sospirolo e, desde 2017, também é o local onde são concebidas e maturadas as cervejas das séries Barrel Selection e Italian Grape Ale da Alem Bier.

Cave da Alem Bier
Cave com cinco metros de profundidade é onde maturam as cervejas da Alem Bier
Crédito: Divulgação/Daniel Zimmermann

Todas as premiadas no CBC 2022

As cervejas em que a Alem Bier conquistou a medalha de ouro são: Muscat Brett Saison (estilo Specialty Saison), Pinot Noir Grape Ale 2019 Harvest (estilo Brett Beer), Angelina Noir – Colaborativa com Balbúrdia Cervejeira (estilo Mixed-Cultured Brett Beer) e Moscato Giallo Grape Ale (estilo Wild Beer).

Publicidade

As três pratas foram conquistadas pela Merlot Grape Ale (estilo Wild Beer), Arinarnoa Grape Ale 2019 Harvest (estilo Mixed-Cultured Brett Beer) e Oatmeal Stout (estilo Oatmeal Stout). O bronze ficou com Wild Ancellotta 2020 Harvest (estilo Wild Beer), French Oak Saison – Colaborativa com Suricato Ales (estilo Specialty Saison) e Round 2 – Colaborativa com Dude Brewing (estilo Chocolate or Cocoa Beer).

Texto produzido por Marina Melz (https://www.melz.com.br/).

Imagem de capa: Divulgação

Veja outras postagens interessantes

« Voltar para a página inicial