Cerveja Stella Artois

Conheça a história da cerveja Stella Artois

Stella Artois é uma cerveja belga, que foi fabricada pela primeira vez em 1926. Ela é categorizada como uma cerveja estilo pilsner. A bebida possui uma coloração dourada, com uma aparência bem clara e um aroma floral trazido pelo lúpulo utilizado. Fora da Bélgica, a Stella Artois é apresentada como uma cerveja premium no mercado internacional.

Publicidade

A história da cervejaria Stella é bem antiga, apesar da aparência e aura modernas que a cerveja aparenta. Tudo começou em 1708. Nesse ano, Sébastien Artois assumiu o posto de mestre cervejeiro de uma antiga cervejaria da cidade de Leuven, chamada Den Hoorn, fundada no ano de 1366. Essa cervejaria era parte integrante da história da cidade e do seu povo.

Então em 1717, cerca de uma década depois de assumir o cargo de cervejeiro chefe, Sébastien Artois comprou a cervejaria Den Hoorn. Ele mudou o nome da cervejaria para Brouwerji Artois.

O nascimento da cerveja Stella Artois

Marca Stella Artois
Crédito: Unsplash

Após mais de dois séculos fabricando cerveja, a Brouwerji Artois produziu uma cerveja especial, em 1926, que eles chamaram de Stella.

A palavra “Stella” significa estrela em latim. A cerveja Stella foi concebida para ser um presente de Natal da cervejaria para o povo da cidade de Leuven. A associação com a estrela de Natal é a inspiração que deu um nome feminino à bebida.

Publicidade

Em princípio, essa cerveja seria sazonal, isto é, somente para o inverno europeu. Contudo, a nova cerveja agradou e continuou a ser produzida durante o ano, passando a fazer parte do portfólio de bebidas da companhia.

Já na década de 1930, a Stella Artois era exportada para outros países da Europa. Em seguida, passou a estar disponível nos Estados Unidos e Austrália. E, finalmente, ganhou o mundo.

Em 1987, a Brouwerji Artois fundiu-se com outra cervejaria belga – a Piedboeuf –, surgindo, assim, a cervejaria Interbrew.

Com o advento da nova empresa, o design e a marca da Stella Artois mudaram. A garrafa original de 1926 serviu de inspiração para a nova marca. Desse modo, o novo design apresentava a mascote de chifre original. Também foi adicionada a expressão “Ano 1366”, como uma forma de homenagear a cervejaria Den Hoorn.

Atualmente, a Stella Artois pertence à Anheuser-Busch InBev (AB InBev), que é resultado da fusão da Interbrew com a brasileira AmBev (em 2004) e a cervejaria americana Anheuser-Busch (em 2008).

Publicidade

Gostou dessa história? Então, compartilhe.

Veja também

Voltar para a página inicial