Portão da Cervejaria Guinness

Conheça a interessante história da Cerveja Guinness

A cerveja Guinnes é uma cerveja estilo Stout, conhecida mundialmente. Ela foi criada pelo cervejeiro irlandês Arthur Guinness.

A história conta que no ano de 1759, ele recebeu de herança do seu padrinho, que era Arcebispo de Cashel da Igreja da Irlanda, o valor de 100 libras esterlinas. Já de posse do dinheiro, ele se transferiu para a cidade de Dublin, capital da Irlanda, com a intenção de produzir uma cerveja que ele vinha trabalhando há algum tempo, só que do tipo Ale. Ele se estabeleceu em Saint James, onde construiu a sua fábrica em um terreno alugado.

Naquela época, havia um tipo de cerveja que era um grande sucesso entre os carregadores de portos fluviais. Esses carregadores, recebiam a designação de River Porters. Assim, essa cerveja que eles bebiam recebeu o nome de Porter. A bem da verdade, esse estilo era uma mistura (blend) de várias cervejas escuras inglesas.

A fama das cervejas Porters correu o Reino Unido, indo parar na Irlanda, sendo produzida também por lá. Arthur Guinness viu nisso uma grande oportunidade e direcionou sua produção para a recém-chegada Porter. Seus planos eram que sua cerveja fosse reconhecida como a melhor cerveja estilo Porter do mundo.

Sua primeira cerveja – que é a ancestral da Guinness de hoje –, foi a cerveja West India Porter.

Entretanto, a evolução natural e busca por novos sabores por parte dos consumidores, fez surgir um novo estilo de cerveja derivado da Porter: a Stout Porter, que era um Porter mais robusta. Assim, nasciam as cervejas Stouts, que eram pretas como “óleo velho”.

Mesmo não sendo Arthur o criador do estilo Stout, a sua cerveja Guinness popularizou o estilo por todo o mundo.

Agradecimento a Arthur Guinness

Lata da cerveja Guinness

Todos os anos, como uma forma de homenagear o criador da Guinness, os irlandeses comemoram o Athur’s Day. O evento acontece na última quinta-feira do mês de setembro, pontualmente às 17:59h, onde todos bebem suas Guinness.

Por fim, se você não sabe, o Guinness World Records, também conhecido com o “Livro dos Recordes” ou simplesmente Guinness Book, é uma criação da cervejaria.

Gostou dessa história? Então compartilhe com todo mundo. Eles também vão gostar.

Outras matérias que você também vai gostar

Voltar para a página inicial

Rolar para cima