Cerveja Duvel

Conheça a história da cerveja Duvel

A cerveja Duvel pertence ao estilo Belgian Golden Strong Ale, isto é, ela é uma cerveja de alta fermentação.

Publicidade

A história da cerveja Duvel remonta ao século 19, mais precisamente em 12 de setembro de 1871. Jan-Léonard Moortgat e sua esposa fundaram, nessa data, uma pequena cervejaria artesanal, chamada de Moortgat Brewery Farm, no pequeno vilarejo de Breendonk, na Bélgica.

Em 1918, para comemorar o fim dos conflitos da Primeira Guerra Mudial, a cervejaria começou a produzir uma cerveja batizada de Victory Ale. Essa cerveja possuía um teor alcoólico de 8,5%, o que não era normal para aquela época. Só a título de comparação, a maior parte das cervejas aqui no Brasil não ultrapassam os 5% de ABV (álcool por volume).

Apesar da cerveja Duvel ser a principal marca da cervejaria, o nome Duvel só apareceu no ano de 1923.

Como surgiu o nome da cerveja Duvel

Cerveja Duvel
Cerveja Duvel (Duvel/Reprodução)

O nome Duvel é oriundo da palavra diabo em neerlandês (Duivel). Isso porque, segundo a lenda, um dos operários da cervejaria, ao experimentar uma versão de teste da bebida, a chamou de “diabo de cerveja”. O novo nome agradou e passou a ser usado desde então. Hoje em dia, a cerveja é um dos símbolos que representam bem a Bélgica.

Publicidade

Falando um pouco da própria cerveja. Ela possui teor alcoólico de 8,5%, mas não se sente tanto ao paladar. A temperatura ideal para a Duvel é entre 4°C e 7°C. Ou seja, ela é para ser servida fria, mas não gelada.

Possui uma cor dourada muito bonita no copo. Sua espuma é uma das suas características bem marcantes. Já que possui uma carbonatação elevada, produz muita espuma, que chega a lembrar um creme no topo do copo.

Em 1960, a cervejaria desenvolveu um copo que virou seu símbolo. O copo Duvel é um clássico reconhecido por cervejeiros de todo o mundo.

Tulipa Duvel
Duvel/Divulgação

Gostou? Então compartilhe!

Histórias que você pode gostar

Voltar para a página inicial

Publicidade