Harmonização Com Cervejas Fortes

Harmonização Com Cervejas Fortes

Você sabia que as cervejas também podem ser harmonizadas, assim como os vinhos? Saiba mais sobre a harmonização com cervejas fortes!

Com a popularização das cervejas artesanais, tomar cerveja se tornou uma arte apreciada por muito mais pessoas e com isso, a harmonização das cervejas de acordo com o tipo se tornou uma possibilidade deliciosa.

Harmonização com cervejas fortes - Alimentos

O que é harmonização de cervejas?

Harmonizar bebidas significa combiná-las com pratos muito bem escolhidos de acordo com o tipo e as características da bebida. É uma arte chamada também de enogastronomia.

Inicialmente, pensava-se em harmonizar alimentos somente com vinho, que era uma bebida considerada mais nobre e que possui diversos tipos e características que possibilitam essa variação e combinação com pratos.

Com o desenvolvimento da cervejaria artesanal no Brasil e no mundo, uma imensa variação de cervejas se torna acessível e a harmonização de cervejas é cada vez mais estudada e praticada por profissionais e leigos.

Afinal, quem não quer comer um prato delicioso acompanhado da cerveja ideal? Saiba mais sobre a harmonização com cervejas fortes.

Tipos de cerveja

Geralmente, as cervejas são classificadas basicamente a partir de 5 fatores principais:

  • Quanto ao extrato primitivo em cervejas leves, comuns e cervejas extras
  • Em razão à cor em cerveja clara ou escura
  • Quanto ao teor alcoólico em cerveja sem álcool ou com álcool de baixo, médio ou alto teor alcoólico
  • Quanto à proporção de malte de cevada em puro malte, cerveja ou cerveja de outro extrato primitivo, como as cervejas de trigo, por exemplo
  • Devido à fermentação em baixa ou alta fermentação

Há ainda as classificações da cerveja pela sua família. Essa classificação permite saber se a cerveja é Larger ou Ales, o que as diferencia em termos de teor alcoólico, cor e fermentação.

O que é uma cerveja forte?

Saber o que caracteriza uma cerveja como forte é fundamental para saber como harmonizar com cervejas fortes.

As cervejas fortes são uma outra forma de classificar a porcentagem de extrato primitivo. A classificação entre fraca e forte costuma ser a seguinte:

  • Fraca: é a cerveja fabricada com extrato primitivo entre 7% e 11%
  • Normal: é a cerveja que possui média entre 11% a 12,5%
  • Extra: é a cerveja que circula entre 12,5% a 14%
  • Forte: é a cerveja que possui extrato primitivo superior a 14%

Mas também é comum dizer que as cervejas com maior teor alcoólico são mais fortes do que as mais leves em termos de álcool.

O fato é que as cervejas fortes podem até ser menos consumidas em grandes quantidades nos bares, por exemplo, mas quando o quesito é degustação e harmonização, elas podem ser bebidas muito interessantes.

Como harmonizar com cervejas fortes

Para saber como harmonizar com cervejas fortes é necessário compreender que a base de combinação de pratos com bebidas é a definição de pratos intensos ou sutis. Ainda são chamados de pratos leves ou mais pesados em relação ao sabor.

Assim como ocorre com vinhos, a regra básica é combinar cerveja leve com pratos sutis e cervejas fortes com pratos intensos.

O segundo princípio da harmonização de cervejas é optar por combinações a partir de semelhança ou contraste.

Harmonização com cervejas fortes - alimentos gordurosos

Se optamos por contraste, bebida e comida devem apresentar semelhanças em relação ao tipo de ingredientes e elementos. Mas se a opção é o contraste, a ideia é fazer o oposto, colocando cervejas com elementos completamente diferentes do prato servido.

Essas não são regras fechadas, já que todo bom harmonizador constrói aos poucos a sua técnica com muita degustação e estudo sobre as cervejas e os pratos.

Agora que você já sabe um pouco mais como harmonizar com cervejas fortes, pode começar a desenvolver essa arte maravilhosa e convidar os amigos para experimentarem suas combinações em um fim de tarde especial!

wp-user-thumbnail
Gabriela

Gabriela é redatora e colaboradora do Clube do Cervejeiro.