Um brinde à cerveja perfeita: Booking.com compartilha 5 destinos para celebrar o Dia Internacional da Cerveja

O Dia Internacional da Cerveja é comemorado todo ano, claro, em uma sexta-feira, na primeira semana de agosto. A data, celebrada em mais de 80 países, é o pretexto ideal para reunir os amigos, levantar o copo e brindar uma das bebidas mais apreciadas do mundo. E não tem como negar que uma cervejinha bem gelada é a cara do Brasil: atrás apenas da China e dos Estados Unidos, o país é o terceiro maior produtor de bebidas do mundo.

E a paixão do brasileiro pela cerveja estimula um tipo de turismo específico, o turismo cervejeiro. Por isso, a Booking.com procurou entender esse mercado e listou os destinos mais recomendados pelos brasileiros*, na plataforma, para quem ama cerveja.  Desde festas temáticas, barzinhos e tours por cervejeiras artesanais, o importante é aproveitar todo o interesse e paixão do brasileiro pela cerveja para conhecer novos destinos.

1) Ribeirão Preto (SP)

Araucaria Plaza/Divulgação

Foi em Ribeirão Preto, São Paulo, que se instalou a primeira filial de uma das cervejas nacionais mais famosas, no início do século passado. Desde então, a cidade, que já foi considerada Capital do Chope ou Terra da Cerveja, parece vir conquistando novamente seu espaço no turismo cervejeiro. Atualmente, o Polo Cervejeiro abriga 11 cervejarias, sendo oito de Ribeirão Preto e três de Sertãozinho.

Publicidade

A vocação da cidade para a bebida foi iniciada no século passada, mas vem sendo recriada por um crescente movimento de produtores artesanais que colecionam dezenas de medalhas em concursos nacionais e internacionais. Além da tradição, nos últimos anos, a inovação tomou conta da cidade e novas marcas artesanais que caíram no gosto dos amantes da bebida. Há diversas opções de tour que contemplam cervejarias artesanais, e uma variedade de estilos para todos os paladares. Localizada na área central de Ribeirão Preto, o Araucaria Plaza é uma excelente opção para aproveitar uns dias na localidade. A hospedagem possui quartos confortáveis, piscina ao ar livre e café da manhã incluído, com itens variados para o dia seguinte a bebedeira.

Araucaria Plaza/Divulgação

2) Petrópolis (RJ)

Locanda della Mimosa/Divulgação

Localizada no estado do Rio de Janeiro e conhecida por ser a Cidade Imperial, Petrópolis tem conquistado um novo espaço no cenário brasileiro atraindo visitantes interessados pelo turismo cervejeiro. Sede de inúmeras cervejarias do Brasil, o município é o segundo maior polo cervejeiro do país e uma das cidades na Rota Turística e Cervejeira do Rio de Janeiro – Cervejas das Montanhas.

Pelo clima favorável, vasta oferta de água e cultura de influência fortemente alemã, a cidade recebeu o título de Capital Estadual da Cerveja em 2022. Com mais de 20 fábricas de Cerveja, o Município fica a menos de 80 quilômetros da capital, sendo ideal para um bate e volta. Nesse passeio, o visitante vai entender que, na cidade, as cervejas estão tão presentes na história quanto a família real, e ter a oportunidade de conhecer o Museu Imperial, o Palácio de Cristal e, claro, fazer um passeio com degustação de cervejas incluído. Mas, se preferir passar alguns dias na cidade, uma boa opção é a hospedagem Locanda della Mimosa, um hotel com hospedagem estilo colonial, cercado de área verde, com piscina ao ar livre, um spa e um centro de bem-estar.

3) Blumenau (SC)

Zuhause 814/Divulgação

Localizada no nordeste de Santa Catarina, a cidade foi fundada por alemães em 1850. O município de Blumenau é considerado oficialmente a Capital Brasileira da Cerveja, com um Projeto de Lei que concedeu oficialmente, em 2017, o título ao município. A cidade abriga diversas cervejarias artesanais e industriais que produzem uma ampla variedade de estilos de cerveja, muitas delas seguindo tradições alemãs.

Além disso, todo ano acontece no município a Oktoberfest, uma das maiores festas da cerveja do mundo fora da Alemanha, atraindo milhares de turistas e amantes da bebida. Nessa festa, a cerveja é servida em tradicionais canecas de um litro chamadas “Mass”. Entre todas as edições da festa, o consumo total de cerveja já supera os 12 milhões de litros.

A acomodação Zuhause 814 é um convite aos amantes do chopp e da boa música. A menos de 200 metros da Vila Germânica, o loft moderno com espaço para até 4 pessoas tem uma decoração para não esquecer o propósito da viagem: cadeiras de barzinho e rótulos de cerveja artesanal na parede.

Zuhause 814/Divulgação

Faça parte da comunidade cervejeira que mais cresce no Brasil:


4) Campos do Jordão (SP)

Pousada Telhado de Ouro/Divulgação

Conhecida como a Suíça Brasileira, Campos do Jordão é um dos destinos turísticos mais populares do país, especialmente durante o inverno, quando o clima frio e as belas paisagens atraem milhares de visitantes em busca de uma experiência de montanha. A influência europeia na arquitetura e cultura da cidade também se reflete na gastronomia, com muitos restaurantes que oferecem pratos típicos da culinária suíça e alemã, e nas famosas cervejarias artesanais.

Veja mais: Tour cervejeiro: conheça 3 cervejarias em São Paulo que oferecem

E se enganou quem achou que frio e cerveja gelada não combinam. Uma das atrações mais recentes é o Parque da Cerveja, complexo no alto da Serra da Mantiqueira com diversas experiências cervejeiras. Com 240 mil m² e rodeado por uma paisagem arborizada e uma cadeia de montanhas, o Parque da Cerveja fica ao ar livre e conta, até, com um lindo jardim de lúpulos. Além disso, dentro do parque, foi construído um Museu da Cerveja, contando a trajetória da bebida desde a pré-história aos dias de hoje.

E para finalizar, o Mirante da Mantiqueira é a mistura perfeita entre turismo e cerveja: além de uma vista de tirar o fôlego, o espaço conta com o Bar do Mirante que oferece todos os rótulos das cervejas e chopes produzidos na fábrica. Uma boa opção de hospedagem em Campos do Jordão é a Pousada Telhado de Ouro, a 200 metros de uma das cervejarias mais famosas da cidade, com quartos aconchegantes e piso aquecido.

Pousada Telhado de Ouro/Divulgação

5) Rio de Janeiro (RJ)

Santa Vista Rio/Divulgação

Presente em várias listas de viagens e com opções para todos os gostos, a Cidade Maravilhosa mostra seu lado versátil ganhando cada vez mais destaque com o turismo cervejeiro, que está se tornando uma opção interessante para os visitantes. A cidade tem uma variedade de bares e pubs que servem cervejas artesanais locais, bem como uma seleção de cervejas internacionais. Muitos desses estabelecimentos oferecem uma atmosfera descontraída, ideal para os amantes de cerveja explorarem diferentes rótulos. Além disso, ao longo do ano, o Rio de Janeiro realiza diversos eventos cervejeiros, como festivais de cerveja e feiras de cervejas artesanais.

E se o turista quer conhecer a capital carioca de outro ângulo, pode aproveitar um passeio de lancha com bebidas. Nessa experiência, os visitantes podem aproveitar a combinação perfeita para muitos viajantes: praia, cerveja e belas paisagens. Uma opção de hospedagem é o Hotel Santa Vista Rio, que oferece vista do Cristo Redentor, Pão de Açúcar e da Baía de Guanabara localizado perto de um dos bairros mais boêmios da cidade, cheios de tradição e, claro, muita cerveja gelada.

*Dados de recomendação da Booking.com de acordo com os destinos mais relevantes e recomendados por viajantes brasileiros para quem gosta de cerveja.

Sobre a Booking.com 

Parte da Booking Holdings Inc. (NASDAQ: BKNG), a missão da Booking.com é tornar mais fácil a todos experimentar o mundo. Ao investir na tecnologia, que ajuda a facilitar o processo de viagem, a Booking.com conecta milhões de viajantes com experiências memoráveis todos os dias. Para mais informações, siga a @bookingcom nas mídias sociais ou visite nosso site geral de notícias.

Texto produzido por Cleo Calil – Edelman (edelman.com).

Você viu? Grupo Heineken anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão no Brasil

Compartilhe

Compartilhe esse post com todos os seus amigos e siga o site Clubedocervejeiro.com nas redes sociais para ficar sempre por dentro das novidades.

Mais lidas

Budweiser cria geladeira capaz de gelar cerveja sem eletricidade

Heineken e Ambev avisam que preços da cerveja deverão aumentar

Chopp Brahma agora está disponível em lata para os consumidores

Voltar para a página inicial

Clube do Cervejeiro

O Clube do Cervejeiro é um portal com notícias atualizadas e conteúdos exclusivos focados no universo da cerveja e a gastronomia relacionada à bebida.

Sair da versão mobile