História da Pilsner Urquell

A origem da cerveja Pilsner Urquell

A Pilsner Urquell surgiu quando proprietários de tavernas da cidade de Pilsen (Plzeň em tcheco, e agora na República Tcheca), no Reino da Boêmia, foram obrigados a jogar fora, pelos ralos da cidade, 36 barris de cerveja. Isso aconteceu no ano de 1838.

Publicidade

O motivo disso era que a cerveja, provavelmente feita de trigo, tinha estragado completamente. As pessoas não queriam consumi-las por serem muito azedas, de baixa qualidade e, além disso, muito caras.

Esse foi o motivo para uma revolução na forma como a cerveja era produzida por lá. As pessoas queriam uma cerveja de melhor qualidade, como a da cidade vizinha de Munique. Já corria a fama da boa cerveja que estava sendo produzida por lá, chamada de Boêmia.

Veja também: A importância da cidade de Munique para a cerveja

Dessa forma, comerciantes locais e donos de tavernas em Pilsen se comprometeram a arrecadar fundos e construir uma nova cervejaria. Ela foi chamada de Bürger Brauerei.

Publicidade

Para isso, eles contrataram um importante arquiteto da época, chamado Martin Stelzer. Ele foi à Pilsen para projetar uma cervejaria em um local no distrito de Bubenc. O local escolhido tinha um suprimento abundante de água com baixo teor de minerais e fundações de arenito, onde adegas profundas poderiam ser cavadas para armazenar a cerveja em temperatura mais fria. O malte de qualidade e o lúpulo da variedade Saaz, de Zatec, se tornaram ideais na criação deste estilo. Assim nascia a primeira cerveja Pilsen da história.

O início da produção da Pilsner Urquell

Cerveja Pilsen clara

Stelzer trouxe com ele, da Baviera, um mestre cervejeiro chamado Josef Groll, que tinha as habilidades para fazer o novo estilo de cerveja fermentada a frio – estilo Lager. Este ficou encarregado de fazer a receita para a nova cerveja.

A cervejaria foi construída rapidamente e seu primeiro lote de cerveja foi apresentado na Feira Martinmas em 11 de novembro de 1842. A aprovação do povo de Pilsen foi imediata. A cerveja foi um sucesso instantâneo.

Era uma cerveja dourada, a primeira cerveja verdadeiramente pálida já vista na Europa central, pois as cervejas Lager fabricadas na Baviera eram de uma cor avermelhada ou marrom, como resultado do malte de cevada sendo queimado ou levemente torrado em fogueiras a lenha.

A fama da cerveja de Pilsen se espalhou rapidamente. Navios e trens saíam carregados todos os dias com a nova cerveja. Mas, também devido ao sucesso, cervejeiros de outros lugares passaram a copiar e utilizar o nome Pilsen em suas cervejas. Então, 1898 a cervejaria passou a rotular sua cerveja como Pilsner Urquell, que significa “fonte original de pilsner”.

Publicidade

Durante o período comunista que se seguiu à Segunda Guerra Mundial, o nome da cervejaria foi oficialmente alterado para Pilsner Urquell, sendo chamada assim até os dias de hoje.

Gostou da história? Então, compartilhe com todo mundo.

Outras postagens para você

« Voltar para a página inicial