Copo com cerveja Pilsner

Pilsner: o que é esse estilo de cerveja?

Pilsner ou Pilsen é uma cerveja pálida, com um sabor fresco e levemente lupulado. Ela foi originalmente fabricada na cidade de Pilsen (Plzeň), onde hoje é a República Tcheca.

Publicidade

A cervejaria, que ficaria conhecida como Pilsner Urquell, criou a cerveja em 1842 e foi um sucesso imediato. Não demorou muito para que os cervejeiros de toda a Boêmia adotassem o estilo.

Hoje, essa cerveja de baixa fermentação com cevada maltada que é levemente torrada e álcool moderado, é facilmente o estilo de cerveja mais popular do mundo.

Qual é a diferença entre Pilsner e Lager?

É fácil confundir Pilsen e Lager. Até porque, as cervejarias também não ajudam. Certamente, isso se deve ao fato de que algumas usam um nome ou o outro para descrever sua cerveja.

O ponto-chave a ser lembrado é que todas as Pilsner são Lagers. Mas, Pilsner é apenas um estilo de cerveja dentro da família Lager, que inclui cervejas escuras e âmbar também. A Pilsner é a mais fácil de ser reconhecida, já que tem a aparência e o sabor característicos do que muitos apreciadores de cerveja esperam de uma Lager.

Publicidade
Caneca com cerveja do tipo Pilsner

Do mesmo modo como acontece com muitas coisas boas, a simplicidade é a chave para o sucesso da Pilsen.

Esse estilo de cerveja é fabricada com malte Pilsner e levedura Lager – que é de baixa fermentação –, e distingue as cervejas Lagers das Ales. Cevada maltada e levemente torrada, lúpulos picantes que definem o aroma e o sabor deste estilo, levedura Lager e água macia são tudo o que é necessário para que um cervejeiro habilidoso produza uma boa Pilsner. Esses ingredientes se combinam para uma cerveja limpa e simples.

Se você quer entender as diferenças entrem as fermentações, veja esse post aqui.

A espuma de uma Pilsner é branca e densa, e o corpo quase sempre é cor de palha. O aroma deve conter lúpulo com uma pitada de granulação. O sabor é simples, com grãos leves e amargor de lúpulo, enquanto o final é limpo e refrescante.

Gostou? Então, compartilhe com seus amigos.

Publicidade

Esses assuntos podem interessar

Voltar para a página inicial