Temperatura ideal da cerveja

A temperatura ideal da cerveja

A temperatura ideal para servir uma cerveja pode variar de alguns graus acima de zero, até um pouco abaixo da temperatura ambiente. Servir dentro da faixa de temperatura ideal para cada estilo, destaca suas características mais marcantes e permite que se tenha uma melhor experiência.

Publicidade

Geralmente, as cervejas de corpo leve e baixo teor alcoólico são mais bem servidas frias. Em contrapartida, as cervejas mais encorpadas e com um teor alcoólico maior, são mais bem apreciadas quando servidas um pouco mais quentes.

A maneira ideal de aproveitar uma cerveja é mantendo-a armazenada da forma adequada. Por isso, conhecer a temperatura ideal para armazenar a sua cerveja, vai garantir que ela preserve seu sabor até o momento de servi-la.

Há uma temperatura ideal para cada estilo de cerveja

Cervejas no gelo

Dessa forma, há uma escala que define melhor a temperatura ideal da cerveja de acordo com o tipo. Vale ressaltar, também, que essa escala está adaptada ao clima do Brasil e ao gosto do brasileiro por cervejas.

0oC a 4oC: Em geral, as cervejas do tipo Pale Largers são consumidas a essa temperatura, ou pelo menos seria o ideal. O principal objetivo de uma cerveja Pale consumida a essa temperatura é refrescar em dias de calor, já que outros tipos de cerveja com qualidade superior podem ter o sabor comprometido pela baixa temperatura. Nessa escala, esse primeiro nível pode ser definido como cervejas muito geladas. Exemplos: Brahma, Skol, Itaipava, Antarctica, Brahma, Heineken, e Sol.

Publicidade

5oC a 7oC: As cervejas produzidas com o malte geralmente são servidas mais geladas. Então, para essa temperatura, as cervejas ideais são aquelas produzidas à base de trigo, além de cervejas com sabor mais atenuado produzidas com outros ingredientes que fogem da Lei da Pureza Alemã, como frutas e especiarias. Esse segundo nível pode ser definido como cerveja bem gelada. Exemplos: Vedett, Baden Baden, Colorado e Kriek Boon.

8oC a 12oC: Para essa temperatura, as cervejas ideais são a Pale Ale, a Amber Ale e as cervejas do tipo Lagers, mas que sejam mais escuras. Cervejas produzidas à base de trigo também ficam melhores se servidas a essa temperatura, mas o ideal é que elas sejam mais escuras mesmo. Esse terceiro nível é definido como cerveja gelada. Exemplos: Way Porter, Schornstein e Bierland Vienna.

13oC a 16oC: Brocks, Strong Ales e Trapistas. As cervejas mais escuras são ideais para serem servidas a essa temperatura. Portanto, nesse quarto nível, a melhor definição seria temperatura de adega. Assim, dependendo da região, ela pode ser servida à temperatura ambiente mesmo, sem que seja necessário conservar em algum ambiente mais frio. Exemplos: Barley Wine, Ayinger Doppelbock e Del Ducato La Prima Luna.

Perguntas frequentes sobre a temperatura ideal da cerveja

Cervejas no balde de gelo

1. Qual é a temperatura mais gelada que posso servir?

De modo geral, as cervejas devem ser servidas na faixa de temperatura que vai de 3oC a 12oC. Então, a menor temperatura que você deve servir uma cerveja é em 3oC.

Publicidade

2. Por que existe a noção de que a cerveja é melhor gelada?

Isso ocorre principalmente porque as grandes cervejarias anunciam que a cerveja é melhor servida fria. Embora uma cerveja gelada seja realmente refrescante, especialmente em um dia quente de verão, nem todas as cervejas têm um sabor melhor dessa maneira. Por isso, a importância da temperatura ideal da cerveja.

3. A que temperatura devo ajustar uma geladeira para cerveja?

Ajuste a temperatura no que é conhecido como “temperatura de adega”, isto é, entre os 10oC e 13°C. Manter a cerveja gelada sob essa temperatura, fará com que a bebida permaneça fresca por um tempo.

4. Cerveja quente deixa você bêbado mais rápido?

Publicidade

Não. A temperatura na qual a cerveja é bebida não afeta a rapidez com que você fica bêbado. Assim, o que realmente importa aqui é a quantidade de álcool presente na cerveja.

5. Qual é a temperatura de congelamento da cerveja?

Uma cerveja com 5% de teor alcoólico congela em uma temperatura de cerca de -3°C (três graus Celsius negativos).

Conclusão

Conhecer a temperatura de serviço de um estilo de cerveja contribui para que você sinta melhor os aromas e sabores característicos da bebida.

Veja também

Voltar para a página inicial

Publicidade