Estilo de cerveja Catharina Sour

Catharina Sour, o estilo de cerveja autenticamente brasileiro

Há mais de 150 estilos de cerveja catalogados no mundo. Cada um tem suas características próprias, atraindo admiradores variados. E o Brasil também deu sua contribuição, com a criação da Catharina Sour.

O estilo de cerveja Catharina Sour começou a ser criado por cervejeiros empreendedores sediadas em Santa Catarina em 2016. Eles buscaram inspiração na Alemanha para criar esse tipo de cerveja, mais precisamente no estilo Berliner Weisse, que é feito à base de trigo ácido. Entretanto, acrescentaram frutas para dar o toque bem brasileiro à bebida.

O estilo Catharina Sour é de uma cerveja clara, que possui teor alcoólico que varia entre 4% e 5,5% ABV, o que a torna um pouco mais etílica em relação às cervejas do estilo Berliner Weisse, que contém teor alcoólico máximo de 3,8%. Possui, também, uma acidez moderada, mesmo com a adição de frutas em sua receita e baixo amargor. Uma outra diferença é que ela utiliza bactérias lácteas (lactobacilos) em sua fermentação, ao invés das leveduras brettanomyces, que são comumente utilizadas.

Esse tipo de cerveja é reconhecido pelo Beer Judge Certification Program – BJCP desde 2018 e faz parte do guia utilizado pelos juízes em competições internacionais, reconhece esse como um estilo oficial de cerveja brasileiro.

O BJCP foi criado nos Estados Unidos é a principal organismo que certifica em nível mundial juízes de cerveja e, também, de bebidas fermentadas. Ela possui representação em mais de 40 países e contempla mais de 7 mil juízes em atividade.

Publicidade

Como harmonizar com uma Catharina Sour

Queijo brie é uma ótima harmonização com uma Catharina Sour

Como é uma cerveja ácida e leve, vai muito bem com peixes empanados ou caviche (prato típico da culinária peruana). Alguns queijos, como por exemplo o brie, vai muito bem com uma Catharina Sour.

Entretanto, fica uma dica. Se a fruta utilizada na composição da fruta for muito doce, pode prejudicar o contraste esperado com o prato que está sendo apreciado. Ter um estilo nacional é muito importante para as cervejarias brasileiras, já que somos o país que mais forma sommeliers de cerveja e juízes do BJCP.

Gostou? Então compartilha:

Leia mais

« Voltar para a página inicial