Cerveja bock

Cerveja Bock: O Clássico alemão

Pura, concentrada e autêntica, essas são algumas das principais características da cerveja Bock. Ela é perfeita para os amantes de malte de cevada.

Para os produtores de cerveja, ter em suas opções essa cerveja é essencial. O sabor mais doce e levemente lupulada faz dela única!

A cerveja Bock é indicada principalmente para aqueles que buscam uma cerveja menos amarga, em alguns casos chega a não ter amargor.

Surgimento da cerveja Bock

Produção de cerveja
Crédito: Elevate/Unsplash

Como você já deve estar imaginando o estilo de cerveja Bock, surgiu na Alemanha, para ser mais exato na cidade de Einbeck, logo no começo do século 14.

Mas é claro que a história da Bock não parou por aí. Mais tarde no século 17 ela foi recriada na cidade de Munique

Esse estilo de cerveja teve um grande diferencial no seu início que foi ser de extrema qualidade e ser muito respeitada em toda a Europa!

Um dos principais motivos de isso acontecer com a cerveja Bock é que ela era feita somente no inverno e armazenada no frio. Dessa forma o processo todo se tornava mais limpo e havia bem menos contaminações.

A primeira fabricação em massa desse clássico foi acontecer apenas por volta dos anos 1600.

Veja também:

Quando olhamos para o nome dela, não conseguimos ter a certeza como ele foi parar ali. Acredita-se que Bock seja uma variação para “beck” ou até mesmo para “Einbeck”.

Mas independente do que tenha acontecido, temos uma característica muito interessante sobre esse nome, na tradução bock é “bode” e isso fez com que esse animal se torna-se um símbolo dessa cerveja!

Principais características

Normalmente esse estilo de cerveja possui características bem marcantes como um sabor mais doce e levemente lupulada.

Já o seu teor alcoólico é bem mais alto do que as cervejas que estamos acostumados aqui no Brasil, o que faz dela única! A cerveja Bock possui 6,3% chegando até 7,2% de volume alcoólico.

Outra característica muito marcante dessa cerveja é a sua cor, uma cor mais escura próxima ao marrom escuro, em algumas a cor é mais clara, bem próximo ao dourado, independente do tom que tenha, a cor dela sempre é marcante.

O aroma sempre tem que ser maltado, com alguns toques de álcool, mas algo que nunca pode acontecer é ter lúpulo detectável ou frutado.

Algo que pode ser notado em algumas Bock é um pouco de sabor de caramelo. O amargor presente nela não deve ser suficiente para acabar com a doçura!

Onde encontrar cerveja Bock?

Por mais que seja mais fácil encontrar essa cerveja com produtores independentes, hoje já é possível encontrar diversas marcas em mercados e supermercados.

Cerveja Super Bock
Cerveja Super Bock (Crédito: Izhak Agency/Unsplash)

Normalmente as marcas que encontramos nos mercados são de cervejas Bock com produção independente, mas pode ter certeza que muitas dessas são de muita qualidade.

Cervejas Bock que se encontra mais fácil no mercado:

  • Baden Baden Bock
  • Bierland Bock
  • Super Bock

Por fim, vale dizer que a cerveja Bock é perfeita para quem deseja harmonizar com carne de caça, de porco ou até mesmo com pratos com cogumelos.

Rolar para cima