Curiosidades sobe a cerveja

Curiosidades sobre a cerveja que você precisa saber

Se você está aqui é porque também gosta de saber novas curiosidades sobre a cerveja. Afinal, assim como nós, tem familiaridade e ama essa bebida. Então, porque não conhecer mais sobre ela?

A cerveja é uma das bebidas mais consumidas pelos brasileiros.  De acordo com uma pesquisa da Euromonitor, em 2020, por exemplo, a sua venda atingiu 13,3 bilhões de litros. Portanto, seja no happy hour, almoço de domingo ou aquele churrasco com os amigos, ela sempre é o acompanhamento perfeito!

Em função da alta variedade no mercado, muitos cervejeiros buscam novas informações sobre a amada bebida. Nós trouxemos para você cinco curiosidades sobre a cerveja. Então, continue acompanhando e boa leitura!

Conheça 5 curiosidades sobre a cerveja

Cerveja artesanal, preta, pilsen e outras. São muitos estilos no mercado e, por isso, muitas informações por aí não são verdadeiras. Mas nós trouxemos cinco curiosidades sobre a cerveja que você precisa saber:

Não é toda cerveja que se serve estupidamente gelada

Há muitas opções de cerveja que combinam com a temperatura mais baixa. Mas outras foram feitas para serem saboreadas em temperatura ambiente. Portanto, é comum encontrarmos cervejas que podem ser consumidas entre 12C e 14C. Por exemplo, a Porter, Stout e Dubbel.

Entretanto, mesmo quando ela é para ser servida muito gelada é preciso ir com cautela. Quando muito abaixo da temperatura ela anestesia as papilas gustativas e impede você de sentir as nuances diferentes da bebida.

Veja também:


Cada tipo de cerveja precisa de um copo diferente

Uma das curiosidades sobre a cerveja que poucas pessoas sabem é que para cada tipo de bebida há um copo ideal. Dessa forma ela se adequa melhor aos seus sabores e aromas, sendo melhor para degustar.

Por exemplo, existem aquelas que precisam de copos mais longos, outras podem ser apreciadas em um copo comum. Mas é claro, você pode beber a sua cerveja no copo que desejar.

Cerveja boa é a que tem espuma, sim

Chopp com colarinho

A espuma tem um papel fundamental na cerveja. Afinal, é importante para uma melhor degustação. Além disso, aquela que não tem espuma pode ter defeito de fabricação. Porém, resíduos no copo como detergente ou gordura fazem a cerveja não ter espuma.

Curiosidades sobre a cerveja: ela tem gás em sua composição

A cerveja é uma combinação incrível de proteínas especiais e o gás dissolvido nela é que forma a espuma. O aroma é liberado no momento em que esse gás é evaporado.

A garrafa marrom ajuda a proteger a cerveja

Garrafas de cerveja

Você sabia dessa informação? Entre as curiosidades sobre a cerveja, a que mais intriga os cervejeiros é porque a garrafa é sempre marrom. A cor protege o líquido dos raios ultravioletas, conservando o seu sabor e aroma. Além disso, ela evita que os raios solares acelerem o processo de envelhecimento da cerveja.

Entretanto, as que têm garrafas verdes ou de cores mais claras, não contam com essa mesma proteção. Viu quantas curiosidades sobre a cerveja? Você já conhecia todas elas?

Rolar para cima