India Pale Ale

Conheça a história do surgimento da India Pale Ale

Vamos falar de como surgiram as India Pale Ale, ou com muitos gostam de chamar, as IPAs.

Publicidade

Como se pode deduzir pelo nome, são cervejas de fermentação Ale. Se você quiser saber mais um pouco sobre os tipos de fermentação, dá uma olhada nesse artigo aqui.

As Ale são cervejas de alta fermentação, isto é, as leveduras trabalham no fundo do tanque. Além disso, as temperaturas em que o fermento atua também são mais altas, ficando entre os 15oC e 24oC. A Pale é uma cerveja de coloração pálida.

O estilo India Pale Ale surgiu na Inglaterra, há muito tempo. Há várias histórias a respeito da sua criação. Mas o fato, é que não existe uma versão oficial sobre quando esse estilo foi criado.

Uma das histórias mais aceitas é essa. Os ingleses sempre foram muito famosos pelas clássicas Ales. E dentro dessa escola de cervejas inglesas, existe a cerveja pálida, que eles chamam de Pale Ale.

Publicidade

A Índia foi colônia da Inglaterra por um bom tempo. Entre o final do século 18 e início do século 19, os ingleses navegavam até lá em suas grandes embarcações. Eles carregavam consigo grandes suprimentos de cerveja. Assim, poderiam beber durante a viagem até a Índia e durante sua permanência no local.

A viagem entre a Inglaterra e a Índia era muito demorada. O que acontecia, era que parte da cerveja que eles carregavam nos navios acabava estragando durante a vigem.

Para resolver esse problema, os ingleses usaram o artifício de incluir mais lúpulo na cerveja. O lúpulo é um conservante natural. Além disso, eles sabiam que as cervejas mais alcoólicas eram propensas a durarem mais que as outras, por combater os microrganismos. Assim, aumentaram também a graduação alcoólica das suas cervejas, para que durassem mais.

O acaso leva a India Pale Ale ao sucesso

Essa estratégia acabou se provando acertada. Dessa forma, as cervejas passaram a chegar intactas ao final da viagem.

Mas aconteceu que, em determinada ocasião, umas das embarcações carregada de cerveja apresentou problema e não pode seguir viagem, precisando ficar no porto para um demorado reparo.

Publicidade

Para não perder essa carga preciosa, os ingleses resolveram comercializá-las nos pubs tradicionais locais da Inglaterra.

A cerveja fez o maior sucesso, pois era diferente do que as pessoas dali estavam acostumados a beber. Era uma cerveja mais lupulada e com um teor alcoólico maior. Quando questionados sobre que cerveja nova era aquela, a resposta era: “é a cerveja que levamos para a Índia”. Com o passar do tempo, a cerveja se popularizou e começou a ser chamada India Pale Ale.

Quando falamos de India Pale Ale, geralmente estamos nos referindo ao estilo English Pale Ale. Mas, há também os estilos American Pale Ale e Imperial Pale Ale. Mas isso é papo para outro dia.

Outras postagens que você também vai gostar

Voltar para a página inicial