Entenda (definitivamente) a diferença entre cerveja Lager e Ale

Os tipos de levedura utilizados diferenciam as cervejas lager e ale

Quando você vai a uma seção de cervejas no supermercado ou numa loja especializada, sempre acaba se deparando com uma infinidade de rótulos. E em muitos deles, está estampada uma dessas duas famílias – Lager ou Ale.

Por isso, vamos ver nesse post, de uma forma bem resumida – mas ao mesmo tempo bem direta –, a diferença entre uma cerveja da família Lager e uma cerveja da família Ale.

Família Lager

Primeiramente, vamos falar da família Lager. A Lager é produzida com uma levedura chamada Saccharomyces Pastorianus (também conhecida como S. Carlsbergensis). Essa é um tipo de levedura de baixa fermentação. Ou seja, ela atua no fundo do tanque de fermentação.

Ela é uma levedura mais neutra, isto é, não interfere muito no aroma da cerveja. Uma outra característica é sua capacidade de fermentação, que é mais lenta, necessitando, assim, de temperaturas mais baixas para poder agir.

De uma forma geral, a levedura da família Lager precisa estar na faixa dos 8oC a 14oC para cumprir seu trabalho no processo de produção de cerveja.

A cerveja do estilo Lager é mais filtrada, por isso, ela tem uma aparência translúcida no copo, com uma cor bem dourada.

Algumas marcas de cerveja que pertencem à família Lager:

  • Heineken
  • Bohemia
  • Eisenbahn
  • Itaipava

Faça parte da comunidade cervejeira que mais cresce no Brasil:


Muitas pessoas que bebem cerveja talvez não saibam, mas a cerveja Pilsen – que é a mais consumida aqui no Brasil – é do tipo Lager. Ela posui baixo amargor, tem baixo teor alcoólico. Possui uma coloração dourada, e translúcida, e é mais refrescante.

Família Ale

Na família Ale, é usada uma levedura de alta fermentação, chamada de Saccharomyces cerevisiae. Sendo assim, ele trabalha na parte de cima do tanque de fermentação. Sua temperatura de atuação fica entre os 15oC e 24oC.

Ao contrário da levedura da família Lager, essa levedura tem uma grande interferência no aroma da cerveja. Ela propicia um toque aromático mais frutado.

Outra diferença é na potência entre elas. A levedura da família Ale devora com mais intensidade os açúcares do amido do malte. O resultado disso é um teor alcoólico maior em relação às Lagers.

Visualmente, as cervejas da família Ale não são tão translúcidas, ou seja, são mais turvas. Como resultado, sua coloração é mais escura em comparação à cor das Lagers, puxando para um tom mais acobreado.

Algumas marcas de cerveja que pertencem à família Ale:

  • Colorado Appia
  • Guinness
  • Bierland Imperial Stout
  • Wäls Dubbel
Levedura

Finalizado, podemos dizer que o que difere, basicamente, uma cerveja da família Lager de uma da família Ale é a levedura utilizada no processo de fermentação.

Gostou? Então compartilhe com seus amigos.

Compartilhe

Compartilhe essa notícia com todos os seus amigos e siga o site Clubedocervejeiro.com nas redes sociais para ficar sempre por dentro das novidades.

Leia também

Voltar para a página inicial

Clube do Cervejeiro
Clube do Cervejeiro

O Clube do Cervejeiro é um portal com notícias atualizadas e conteúdos exclusivos focados no universo da cerveja e a gastronomia relacionada à bebida.