Estilo de cerveja Kölsch

Conheça o estilo de cerveja Kölsch

O estilo de cerveja Kölsch é originário da cidade de Colônia, na Alemanha. O termo Kölsch é o nome do dialeto falado nessa cidade.

Publicidade

Embora a fabricação de cerveja tenha uma longa tradição na Alemanha, o estilo de cerveja Kölsch só começou a ser chamado por esse nome após o ano de 1918.

Por ser uma cerveja mais leve em relação às cervejas mais encorpadas que as pessoas da região estavam acostumadas a beber, ela acabou não se tornando muito popular por várias décadas.

Somente na década de 1960, foi que ela despontou, com uma produção de 50 milhões de litros nesse período. Passados cerca de 20 anos, a produção aumentou para 370 milhões de litros, chegando a atingir uma produção média de 240 milhões de litros.

Mesmo com o declínio na produção nos últimos anos, a cidade ainda conta com 12 cervejarias que produzem a cerveja do estilo Kölsch.

Publicidade

O nome Kölsch é protegido

O nome Kölsch é uma indicação geográfica protegida, como Champagne ou Borgonha. Entretanto, há diversas cervejarias ao redor do mundo que produzem sua própria versão da bebida.

A bebida deve ser consumida fresca do barril. Como sua duração é de, aproximadamente, três meses, a cerveja é feita em pequenos lotes. Geralmente, a cerveja Kölsch é servida em copos de 200ml, chamados de Stangen.

Copo com cerveja Kölsch
Copo Stangen/Crédito: Canva

A bebida é uma cerveja bem delicada, que possui uma cor clara e brilhante. Sua espuma é branca e de baixa persistência. Seu aroma nos revela um tom frutado, graças à fermentação que é utilizada nesse estilo de cerveja.

Para os moradores locais, Kölsch é mais que um estilo de cerveja. Ela preserva a identidade, a cultura e as tradições do povo da cidade. Para eles, beber essa cerveja é uma parte importante do encontro com amigos ou colegas no final de um dia de trabalho.

Compartilhe

Publicidade

Veja outras postagens interessantes

« Voltar para a página inicial