Estilo belga Witbier

Conheça o estilo Witbier e sua história incrível

No século 15, a cidade belga de Hoegaarden, testemunhou a criação do estilo de cerveja artesanal Witbier.

Publicidade

Nessa cidade, a produção de cerveja era dominada pelos monges. Eles tinham o trigo como seu principal ingrediente da bebida.

Há relatos que as cervejas de trigo dessa época eram muito azedas. Como a Bélgica ainda era uma colônia da Holanda, as navegações até a Índia garantiam, então, um fluxo constante de diversas especiarias até o continente europeu. E algumas delas seriam incluídas nas receitas das cervejas para melhorar o sabor.

Nessa época, o lúpulo ainda não havia sido incorporado como ingrediente da cerveja. Ele só viria a ser um ingrediente popular da cerveja após a promulgação da Reinheitsgebot, isto é, a Lei da Cerveja Alemã, em 1516, pelo Duque Guilherme IV, da região da Baviera.

Veja também: Conheça a Lei da Pureza da Cerveja Alemã

Publicidade

Assim, os criadores desse estilo de cerveja incluíram raspas de casca de laranja e sementes de coentro moídas na receita das cervejas Witbier.

Portanto, devido ao sucesso que esse tipo de cerveja fez, a cidade de Hoegaarden viu crescer a quantidade de cervejarias instaladas no local.

Mas, com o advento da Segunda Grande Guerra Mundial e, também, o grande sucesso das cervejas Lagers douradas, as cervejarias belgas foram encerrando suas atividades, parando de produzir completamente as cervejas Witibier na década de 1950.

O renascimento da Witbier

Na década de 1960, um leiteiro chamado Pierre Celis decidiu recriar a receita da Witbier. Dessa forma, ele utilizou uma receita que lembrava do breve período em que trabalhou na cervejaria Tomsin, a última a encerrar as atividades na região.

Pierre Celis
Pierre Celis/Crédito: Divulgação

Com um toque suave de lúpulo, trigo e as mesmas raspas de casca de laranja e sementes de coentro moídas, ele criou a cerveja Hoegaarden, uma homenagem à cidade.

Publicidade

A cerveja foi um sucesso por várias décadas. Nos anos de 1990, ela foi vendida à cervejaria Interbrew, que atualmente faz parte do grupo AB InBev.

Características de uma cerveja Witbier

Estilo belga Witbier

É comum esse estilo também ser chamado de Belgian White ou mesmo pelo nome de Belgian Wite, dado pelos produtores americanos.

O seu sabor cítrico marcante vem das cascas de laranja e dos grãos de coentro. Ela é leve e refrescante, sendo muito consumida na Bélgica durante o verão. Possui um baixo amargor e o sabor do lúpulo é bem discreto.

Sua cor varia entre palha e amarelo. Entretanto, como toda cerveja de trigo, a Witibier não é filtrada, fazendo com que fique com uma aparência turva, principalmente por causa da levedura e das proteínas.

Para quem está iniciando no mundo das cervejas artesanais, escolher uma Witbier é uma boa forma começar.

Publicidade

Gostou? Então, compartilhe.

Veja outras postagens interessantes

« Voltar para a página inicial