Estilo de cerveja Munich Helles

Conheça o estilo Munich Helles, um dos mais famosos do mundo

Cada estilo de cerveja guarda sua própria história e, dessa maneira, representa a cultura e tradições de um lugar. E com o estilo Munich Helles não poderia ser diferente.

Publicidade

A Munich Helles é um dos estilos de cerveja comerciais mais famosos que existem. Ele nasceu na cidade de Munique, na Alemanha, no século 19. Por isso, podemos dizer que é um estilo cervejeiro bem recente, se compararmos com outros que existem há mais de 4 ou 5 séculos.

Por volta do final do século 19, havia um predomínio do estilo tcheco Pilsner na Europa, sendo esse um grande sucesso comercial e, portanto, o mais vendido também. Essas cervejas Lagers, de cor límpida, vindas da região da Boêmia, eram extremamente populares naquela época. Então, se você quiser saber mais sobre a origem das cervejas Pilsner, dá uma olhada no link abaixo:

Veja também: Pilsner: o que é esse estilo de cerveja?

Esse domínio da Pilsner trazia um temor para os cervejeiros Alemães – em especial os da região da Bavária – de perdem a liderança e, sobretudo, a relevância que possuíam na fabricação de cerveja na Europa. Assim, para não ficarem para trás dessa concorrência, as cervejarias de Munique precisavam criar uma cerveja capaz de competir com a pilsen ou mesmo superá-la.

Publicidade

A criação do estilo Munich Helles

Cerveja na praia
Crédito: George Cox/Unsplash

Após várias tentativas, eles conseguiram criar um novo estilo de cerveja, que chamaram de Munich Helles, que significa a “clara de Munique”. Esse nome foi dado para que, dessa maneira, pudessem diferenciar da já existente Munich Dunkel, que era a “escura de Munique”.

Era uma cerveja Lager com um intenso sabor maltado, além de possuir um pouco de amargor de lúpulo picante e um sabor de pão.

Segundo dados históricos, o mestre cervejeiro Gabriel Sedlmayr, da Cervejaria Spaten de Munique, foi quem primeiro lançou uma Helles, isso no ano de 1894. A palavra “Helles” significa “brilhante” em alemão.

Seu teor alcoólico vai de 4,7% a 5,4%. Seu IBU (índice de amargor da cerveja) varia de 16 a 22, ou seja, seu amargor é médio-baixo. Sua coloração fica próxima a um dourado claro. Além disso, possui corpo e carbonatação médios e uma boa e persistente espuma branca.

Esse estilo de cerveja harmoniza muito bem com pratos mais leves, como os feitos à base de frutos do mar e saladas.

Publicidade

Alguns rótulos de cerveja Helles que você vai encontrar:

  • Karlsbräu Vollmundiges Helles
  • Hofbrau
  • Saxônia Munich
  • Benediktiner
  • Tupiniquim Helles
  • Paulaner Münchner Hell

Sua importância é crucial para a história da cerveja. Esse estilo é considerado, por muitos, como o antecessor das cervejas lights lagers, que são hoje o estilo de cerveja mais conhecido e comercial do mundo.

Compartilhe

Gostou? Então, compartilhe nas suas redes sociais.

Assuntos Relacionados

« Voltar para a página inicial