Estilo de cerveja Belgian Strong Golden Ale

Conheça a Belgian Strong Golden Ale, um estilo belga clássico que você deve conhecer

O estilo Belgian Strong Golden Ale surgiu na Bélgica, tendo como objetivo concorrer com as populares cervejas Pilseners tchecas, que dominavam o mercado Europeu.

Publicidade

Esse estilo foi criado pela cervejaria Moortgat, na cidade de Breendonk, logo após o final da Primeira Grande Guerra Mundial.

Essa cerveja pertence à família das Ale, como podemos notar no seu nome, diferente das Pilseners, que são da família Lager. Se você quiser saber a diferença entre essas duas famílias, dá uma olhada no link logo abaixo:

Veja também: Entenda (definitivamente) a diferença entre cerveja Lager e Ale

Principais características da Belgian Strong Golden Ale

Copo com cerveja belga

Como já mencionado, esse estilo é da família Ale. É uma cerveja forte, mas altamente atenuada. Possui características sensoriais de notas frutadas e fenólicas, oriundas da fermentação. Aliás, esse é um atributo marcante das cervejas belgas. A escola cervejeira Belga dá uma importância muito grande à fermentação produzida pelas leveduras de alta fermentação, chamadas de Saccharomyces cerevisiae.

Publicidade

Algumas vezes, a bebida pode apresentar um toque de frutas secas ou frutas cristalizadas. O sabor do álcool é um pouco pronunciado, já que essa não é uma cerveja ‘leve’. Seu teor alcoólico varia de 7,5% a 10,5%.

Há o sabor de baixo-médio picante provocado pelo lúpulo utilizado, mas sem ser muito potente. E como uma boa exemplar de cerveja belga, há a presença de condimentos, que realçam seu sabor.

O amargor fica entre o médio e o alto, com seu IBU estando entre 22 e 35 na escala. Isso se dá em razão de uma combinação entre o amargor do lúpulo e os compostos fenólicos produzidos pelas leveduras. A sua coloração varia entre o amarelo e o dourado, tendo uma boa transparência. Por fim, sua espuma é branca e densa, com uma boa persistência.

Alguns rótulos de cerveja Belgian Strong Golden Ale para você experimentar:

Essa é uma cerveja agradável, mas um tanto quanto complexa para paladares iniciantes. Mesmo assim, vale muito à pena experimentar.

Publicidade

Compartilhe

Gostou? Então, compartilhe nas suas redes sociais.

Assuntos Relacionados

« Voltar para a página inicial