Cerveja Asahi

Fabricante de cerveja do Japão fará reajuste de preço após 14 anos

A empresa de bebidas Asahi Breweries anunciou que fará um reajuste nos preços da grande maioria das suas bebidas. O motivo alegado é ter que repassar aos clientes os custos crescentes de ingredientes e embalagens. Essa atitude pode estimular seus concorrentes a terem a mesma atitude.

Publicidade

Os aumentos anunciados ontem (26), começa a vigorar a partir de 1º de outubro desse ano. No total, 162 produtos da companhia, incluindo a cerveja Asahi Super Dry, bebidas não alcoólicas, coquetéis e uísques. Os preços da cerveja nas prateleiras das lojas e supermercados terão um aumento entre 6% e 10%, enquanto o uísque deve aumentar de 7% a 17%.

Esse é o primeiro aumento de preço da cerveja Asahi ao consumidor desde março de 2008. Já para os clientes comerciais, é o primeiro reajuste desde março de 2018. Esse aumento traz um complicado a mais para restaurantes e bares, que ainda tentam se recuperar da pandemia de coronavírus.

Com esse reajuste generalizado, companhia tenta compensar parte do aumento nos custos de insumos para produção da cerveja, como a cevada e o alumínio. A controladora Asahi Group Holdings estima que os custos aumentem em cerca de 40 bilhões de ienes (US$ 312 milhões) este ano.

O Japão deve reduzir seus impostos sobre bebidas alcoólicas em 2023 e 2026, o que segundo a opinião do presidente do Grupo Asahi, Atsushi Katsuki, deve impulsionar o mercado de cerveja.

Publicidade

Os concorrentes da Asahi enfrentem os mesmos problemas. Os custos combinados das quatro maiores cervejarias do Japão – Asahi, Kirin Holdings, Suntory Holdings e Sapporo Holdings – devem somar mais de 80 bilhões de ienes este ano.

Em 2008, o aumento dos preços da Asahi para o varejo veio ao mesmo tempo que os aumentos das quatro grandes cervejarias do Japão, com a Kirin fazendo o primeiro anúncio. Por enquanto, a Kirin diz que, embora não tenha tomado nenhuma decisão, está “consciente do desafio do aumento dos custos e considera aumentar os preços”.

Imagem de capa: Asahi Breweries/Divulgação

Compartilhe

Gostou de saber dessa notícia? Então, compartilhe com todo mundo que você conhece. Eles também vão gostar de saber.

Veja também

Voltar para a página inicial

Publicidade