Cerveja estilo German Pilsner

German Pilsner, o estilo que influenciou as cervejas atuais

O estilo de cerveja German Pilsner ou German Pils, é original da Alemanha. Sua produção data do início do ano de 1870. O estilo se popularizou a partir do final da Segunda Grande Guerra Mundial, uma vez que a escola cervejeira alemã passou a adotar técnicas modernas na fabricação de cerveja.

Esse estilo se tornou tão importante e apreciado, que grande parte das cervejas mais produzidas atualmente passaram a ser elaboradas a partir dele.

Primeiramente, podemos observar que as cervejas do estilo German Pilsner possuem uma tonalidade que varia entre a cor palha e o dourado claro. Conta, assim, com uma aparência brilhante e bem límpida.  Além disso, possui uma espuma cremosa, de longa duração e branca.

No aroma, podemos notar um leve sabor adocicado, proporcionado pelo seu malte, com características que nos remetem a pão e biscoitos. Dessa forma, o aroma do lúpulo se faz notar de forma moderada.

Cesto com lúpulo

O lúpulo presente na cerveja German Pilsner traz um amargor que varia de médio a alto, muito parecido com herbal ou floral. Contudo, ele se apresenta de forma moderada, persistindo no retrogosto.

Em resumo, as cervejas desse estilo trazem o atributo das cervejas amargas alemãs, com corpo leve e coloração dourada, apresentando um IBU entre 25 e 50. Seu teor alcoólico é moderando, ficando na faixa entre 4,6% e 5,3%.Por ser da família das cervejas Lagers, são de baixa fermentação. São cervejas que espumam um pouco, mas são muito refrescantes.

Decerto, é uma cerveja clássica e absolutamente única, trazendo a marca da mais fina qualidade que o malte e os lúpulos alemães podem oferecer.

Harmonização com German Pilsner

É bastante comum desejarmos combinar bebidas com os pratos que gostamos. Entretanto, é muito importante que nem a bebida, nem o prato se sobreponham. Porque, encontrar o equilíbrio entre os dois, é a chave para saborear bons momentos.

Portanto, para as cervejas German Pilsner, a combinação pode ser feita com mariscos, frango, saladas, queijos com sabores leves, pães e canapés.

Principais características do estilo German Pilsner

Características (sabor e aroma)Maltado doce, pão ou biscoitos, amargor de médio a alto
Faixa ABV4,6% – 5,3%
Faixa IBU25 – 50
Faixa de cor SRM3 – 4
Faixa de cor EBC6 – 8
Temperatura de serviço4oC – 7oC
Copo recomendadoFlute

Ficou na dúvida sobre alguma dessas siglas? Então, dá uma olhada nesse artigo que preparamos, que explica alguns deles: Entenda o que significam os termos no rótulo da sua cerveja.

Compartilhe

Gostou? Então, compartilhe com todo mundo que você conhece.

Veja também

Voltar para a página inicial