Comemoração dos 250 anos de Porto Alegre

Porto Alegre terá lançamento coletivo de rótulo comemorativo pelos seus 250 anos

Estão abertas as inscrições para marcas que quiserem lançar uma Pale Ale celebrando a capital brasileira com maior número de cervejarias – Porto Alegre. Ação é realizada pela Associação Gaúcha de Microcervejarias (AGM) e pelo Movimento Toda Cerveja.

O brinde do aniversário de Porto Alegre (RS) será com cerveja. A cidade brasileira com o maior número de cervejarias completa 250 anos em março de 2022 e, para celebrar, as marcas da bebida estão convidadas a participarem do lançamento coletivo de uma Pale Ale em homenagem à capital gaúcha. Serão American Pale Ales, Hazy, Juicy ou Session IPAs com identidade visual comemorativa em latas, garrafas e barris.

Podem participar marcas independentes (não conectadas a um grupo comercial da bebida) gaúchas ou não. Além de participarem, as cervejarias ainda farão juntas uma boa ação: o valor da adesão será revertido para instituições sociais prejudicadas pela pandemia. Todas as informações estão no site www.agmicrocervejarias.com.br/cevacolab250anospoa.

Publicidade

A ação é uma realização da Associação Gaúcha de Microcervejarias (AGM) e do Movimento Toda Cerveja, com apoio da Agrária Malte e da Prefeitura da Porto Alegre.

De acordo com João Luis Giovanella, presidente da AGM, a região ocupa um lugar de destaque no mercado da cerveja brasileira, tanto pelo volume quanto pela qualidade dos produtos. “Homenagear Porto Alegre é mais uma forma de nos aproximarmos do público, que tanto evoluiu sensorialmente a respeito da bebida, e de mostrar porquê a cerveja artesanal independente é diferente”, comenta.

Segundo o último Anuário Cerveja Brasil, divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Porto Alegre é a cidade com maior número de cervejarias no país: são 40 fábricas em operação. De 2017 para 2020, o número dobrou. A capital gaúcha também é o município com maior número de produtos registrados no Mapa entre todos os brasileiros, com 1656 bebidas homologadas até o final de 2020.

No estado, de acordo com o anuário, estão em operação 258 cervejarias. No Rio Grande do Sul, há uma fábrica de cerveja para a cada 44 mil habitantes.

Texto produzido por Marina Melz (www.melz.com.br).

Outras postagens para você

« Voltar para a página inicial

Clube do Cervejeiro

O Clube do Cervejeiro é um portal com notícias atualizadas e conteúdos exclusivos focados no universo da cerveja e a gastronomia relacionada à bebida.

Sair da versão mobile