Cervejas sem álcool

Como são feitas as cervejas sem álcool

As cervejas sem álcool vêm ganhando cada vez mais espaço entre o público consumidor. Elas são perfeitas para quem gosta do sabor da cerveja, mas tem restrições ao álcool ou não deseja consumi-lo.

Os cervejeiros com quem falamos dizem que a maioria das cervejas sem álcool é feita com os mesmos ingredientes da cerveja com álcool, isto é, grãos, água, lúpulo e fermento (levedo de cerveja).

Assim, nesse tipo de bebida, o álcool é removido ou apenas produzido em quantidades muito pequenas.

Vale destacar que pela legislação brasileira, uma bebida que tenha até 0,5% de teor alcoólico pode ser classificada como sem álcool. Como a cerveja sem álcool pode conter esse valor residual alcoólico, ela é um produto destinado ao público adulto e, também, não é recomendada para mulheres grávidas.

Embora haja várias maneiras de se fazer isso, a maioria dos fabricantes de cerveja retira o álcool através do calor (aquecendo a bebida) ou usando fermento especializado.

Quando se fala em remover o álcool com calor, isso significa basicamente ferver o álcool, pois ele tem um ponto de ebulição mais baixo do que a água.

Entretanto, isso pode ter um impacto negativo sobre o sabor da cerveja.

Para minimizar e reduzir esse efeito indesejado, alguns fabricantes de cerveja realizam esse processo de aquecimento a vácuo. No vácuo, o ponto de ebulição do álcool fica ainda mais reduzido, fazendo com que se necessite de uma intensidade menor de calor para removê-lo.  Com isso, o sabor fica praticamente preservado.

Leveduras especializadas para as cervejas sem álcool

Levedo de cerveja

Em alguns casos, os cervejeiros podem optar por usar cepas especializadas de levedura que não produzem álcool.

O álcool da cerveja é produzido na etapa de fermentação. Ao consumirem o açúcar do amido dos grãos, as leveduras produzem o álcool. Então, há leveduras que foram desenvolvidas para deixarem de fermentar quando atingem cerca de 0,5% ou menos de ABV (álcool por volume).

ABV refere-se a quanto o fermento de álcool pode sustentar antes de se tornar inativo.

Só para se ter uma ideia, a cepa de levedura usada para fazer vinho pode render 12% de álcool, enquanto uma cepa de levedura usada para assar pão ou fazer uma cerveja sem álcool irá parar de fermentar com um ABV muito mais baixo.

Preparamos um guia ilustrado com 7 Cervejas sem álcool que você precisa conhecer. Então, é só acessar e aproveitar as dicas.

Gostou? Então, compartilhe com quem você conhece.

Leia mais

« Voltar para a página inicial

Rolar para cima