Fabricação de cerveja

Fabricação de cerveja: conheça todas as suas etapas

A fabricação de cerveja, ou produção de cerveja, envolve várias etapas, num processo muito bem estruturado e validado ao longo do tempo.

Publicidade

Cada uma dessas etapas tem suas peculiaridades e necessidades, das quais dependem a qualidade do produto final – que é a cerveja.

O processo de fabricação de cerveja pode variar, dependendo do tipo de cerveja que se queira produzir. Por isso, dentre as etapas existentes em uma fábrica de cerveja ou mesmo as cervejas artesanais, algumas são opcionais.

Publicidade

Entretanto, a maioria dessas etapas são de extrema importância, onde o uso correto da técnica e a atenção aos detalhes são fundamentais para que a bebida chegue até você com excelente qualidade.

Sendo assim, vamos passar por cada uma dessas etapas.

Publicidade

Malteação

Tipos de malte

Primeiramente, é preciso que os grãos dos cereais utilizados na fabricação da cerveja sejam germinados. Isso é provocado umedecendo esses grãos. Em seguida, os cereais são secos e torrados.

É aqui nessa fase, que o aroma e a cor da cerveja são definidos. Então, um malte mais torrado, tende a deixar a cerveja com a coloração mais escura. Da mesma forma, se for menos torrado, ela tende a ser mais clara.

Essa etapa pode se tornar opcional se o malte já vir torrado.

Brassagem ou mosturação

Nessa fase, os grãos são submetidos à água quente, sendo cozidos em temperaturas que podem variar entre 30oC e 45oC. É a temperatura adequada que propicia que o amido do malte seja exposto e entre em contato com as enzimas, ativando-as.

É aqui que o amido vai se transformar em açúcar, que é necessário para estimular as leveduras. Essa etapa dura entre 60 e 90 minutos.

Da mesma forma que a etapa anterior, essa pode se tornar opcional se o malte for adquirido já moído.

Filtragem

O processo de filtração é, então, o encarregado de separar o mosto (nome técnico da cerveja antes dela passar pela fase de fermentação) do bagaço do malte e suas cascas.

As cascas também colaboram com a filtragem, ao reterem as partículas que ficam em suspensão.

Essa fase leva, geralmente, 30 minutos.

Fervura

Como parte do processo, o bagaço remanescente é lavado. Essa água contendo restos dos açúcares é adicionada ao mosto. Em seguida, a mistura é fervida. O ato de ferver, tem a capacidade de esterilizar a mistura. Dessa forma, isso a livra de quaisquer microrganismos que possam estar presentes.

Então, é adicionado o lúpulo, que dará o amargor próprio da bebida.

Lúpulo

Resfriamento

Nessa etapa do processo, o fermento é adicionado. Mas, a temperatura deve ser ajustada no ponto correto para que as leveduras possam ser ativadas e agirem na próxima etapa, que é a de fermentação.

Fermentação

Essa, sem dúvida, é a etapa que leva mais tempo. Na maioria dos tipos de cerveja, leva por volta de 7 horas. Mas há casos que demoram mais, como as cervejas do tipo Lager, que são de baixa fermentação.

É aqui que a mágica acontece. O açúcar do amido é consumido pelas leveduras, criando o álcool e o gás carbônico.

Assim, no final do processo, o fermento que está decantado é removido.

Maturação

Essa é uma fase que alguns cervejeiros consideram opcional. Se essa fase for mantida, auxilia no amadurecimento da bebida, já que as leveduras trabalharão um pouco mais.

Dry hopping

É outra etapa opcional. Aqui mais lúpulo é adicionado à cerveja para acentuar o aroma da bebida.

Entretanto, muitos cervejeiros evitam essa fase para não incorrerem no risco de contaminar a bebida com algo indesejado.

Envase

É aqui que a cerveja ganha sua embalagem. Pode ser em garrafas ou latas, dos mais variados volumes.

Pasteurização

Por fim, essa fase tem a finalidade de eliminar quaisquer microrganismos que ainda estejam presentes e que podem comprometer o sabor da cerveja. Além disso, a pasteurização propicia um prazo de validade maior à cerveja.

De uma forma geral, essas são as fases que a maioria das cervejas passam antes de serem apreciadas, bem geladas, por nós consumidores.

Gostou? Então compartilhe nas suas redes sociais:

Leia também

« Voltar para a página inicial

Publicidade