American Pale Ale

American Pale Ale, uma cerveja refrescante o ano inteiro

American Pale Ale (APA) é uma adaptação americana da English Pale Ale. Ela se caracteriza por ter um corpo médio e malte tostado. É uma cerveja leve na amargura, com seu ABV médio ficando entre os 4,5% e 6,2%.

Publicidade

Primeiramente, o estilo Pale Ale tem sua origem na Europa, por volta de meados dos anos 1600. Entretanto, a versão americana é bem mais recente. O estilo American Pale Ale surgiu no mercado entre as décadas de 1970 e 1980, ou seja, tem cerca de 40 anos de história.

A APA pertence à família Ale. Por isso, uma importante característica dessa cerveja é que ela é fermentada em uma temperatura relativamente alta, podendo chegar aos 24oC.

A American Pale Ale acabou se espalhando pelo mundo muito em função da sua facilidade de preparo e seu sabor agradável. Assim, é muito comum que os produtores de cerveja artesanal tenham, pelo menos, um rótulo representante desse estilo.

Sua cor pode variar entre o amarelo palha claro e um tom âmbar. A maioria dos estilos American Pale Ale tem uma forte fragrância cítrica e uma textura cítrica e floral. Seu lúpulo utilizado geralmente é o Cascade, tornando-a mais amarga. Além disso, possui uma espuma branca quando despejada no copo.

Publicidade

Em resumo, a cerveja APA, possui o sabor do lúpulo pronunciado, mas bem balanceado com o malte. Ela não possui um amargor muito forte, isto é, tem um drinkability muito bom. Assim, você pode beber várias delas ao longo do dia sem se sentir estufado. É, dessa forma, uma cerveja para beber em qualquer época do ano.

Harmonização com American Pale Ale

A American Pale Ale combina bem com pizzas de queijo ou qualquer tipo de comida frita. Certamente, ela também vai bem com carnes grelhadas como bife, frango, porco e hambúrgueres.

Principais características do estilo American Pale Ale

Faixa ABV4,5% – 6,2%
Faixa IBU30 – 50
Faixa de cor SRM5 – 14
Faixa de cor EBC10 – 28
Temperatura de serviço3oC – 5oC

Ficou na dúvida sobre alguma dessas siglas? Então, dá uma olhada nesse artigo que preparamos, que explica alguns deles: Entenda o que significam os termos no rótulo da sua cerveja.

Compartilhe

Gostou? Então, compartilhe com todo mundo que você conhece.

Veja também

Voltar para a página inicial

Publicidade