Cerveja Ora Jólabjór

Cerveja com sabor de repolho e ervilha é um sucesso na Islândia

A Islândia é uma ilha e é conhecida como a Terra do Gelo. Ela está localizada no extremo norte da Europa, e tem cerca de 350 mil habitantes. E parece que o frio tem mexido com a cabeça do pessoal por lá. Um cervejeiro local criou uma cerveja que tem como ingredientes repolho e ervilha. Podemos até dizer que é uma cerveja vegetariana.

Mas não se engane, pensando que ninguém iria comprar uma bebida como uma mistura tão exótica. Na verdade, a cerveja fez um sucesso enorme, esgotando todo o estoque em poucas horas.

O nome da cerveja em questão é Ora jólabjór – em tradução livre, seria algo como “Cerveja de Natal Ora”.

Cerveja Ora Jólabjór - Feita com repolho e ervilha
Cerveja Ora Jólabjór (Crédito: Reprodução Instagram)

A cerveja, que além dos ingredientes mais convencionais – cevada maltada e lúpulo –, também leva ervilhas verdes, repolho roxo marinado e cravo-da-índia na sua composição. Ela possui teor alcoólico de 5,2% (IBV). O seu criador é o mestre cervejeiro Valgeir Valgeirsson, da cervejaria artesanal RVK Brewing.

O desafio foi proposto pela maior produtora de alimentos do país, chamada Ora, para ser a sua cerveja nesse Natal. Aliás, a arte da lata da cerveja lembra a embalagem de um dos seus produtos enlatados. Adivinhou qual é o produto? Isso mesmo: ervilha verde com repolho roxo.

Pode parecer meio estranho para nós essa combinação, mas para os islandeses, é muito simbólica. A tradição de comer esses dois acompanhamentos no Natal remonta aos dias em que era difícil encontrar produtos frescos no inverno para comer.

Cerveja com repolho e ervilha não é a primeira criação exótica desse cervejeiro

Valgeir costuma ousar em suas criações. Portanto, usa ingredientes incomuns. Já fez cerveja usando algas marinhas, troncos de árvores de Natal e até peixes secos. Mas ele mesmo reconhece que a de peixe “era estranha”.

Quem bebeu a Ora jólabjór , afirma que o gosto é surpreendentemente muito agradável. Alguns, até já estão esperando o próximo ano para ver qual novo sabor será criado. Vai que ele resolva criar um uma cerveja de óleo de fígado de bacalhau? Sei lá, tudo sempre é possível…

Gostou desse artigo? Então compartilha ele com seus amigos:

Veja também:

Voltar para a página inicial

Rolar para cima