Estilo de cerveja rauchbier

Conheça o exótico estilo de cerveja rauchbier

O estilo rauchbier pertence a escola cervejeira alemã. Acredita-se que esse estilo tenha sido criado na região da Francônia, na Baviera. Contudo, hoje ele é considerado um estilo típico de Bamberg, uma região também da Alemanha.

Publicidade

O estilo rauchbier é bem diferente dos estilos que a grande maioria das pessoas estão acostumadas a beber. Ele possui aroma e sabor que lembram bacon e linguiça defumada. Em alemão, “rauch” significa “fumaça”. Por isso, essa cerveja tem esse nome exatamente por ser produzida a partir de maltes defumados.

Há várias versões que contam como esse estilo surgiu. Não existe uma versão oficial. Mas uma que é bem repetida, diz que durante um incêndio em uma cervejaria, o malte armazenado ficou impregnado pela fumaça.

O cervejeiro dono dessa cervejaria não dispunha de muitos recursos. Por isso, se viu obrigado a vender a cerveja produzida com o malte que foi “defumado” durante o incêndio. Entretanto, ele não alimentou grandes esperanças de que as pessoas comprariam uma cerveja com esse aroma e sabor.

Mas, ao contrário do que ele imaginou, as pessoas adoraram o sabor diferente que a bebida tinha, caindo imediatamente no gosto popular. A partir de então, ele continuou a produzir a tal cerveja defumada.

Publicidade

Características do estilo rauchbier

Como essa é uma cerveja defumada, a percepção no paladar é de sabor de bacon. Aquele mesmo bacon que talvez te lembre uma feijoada. Essa é, portanto, uma experiência sensorial diferente bem diferente.

As reações de quem bebe uma rauchbier variam bastante. Há quem goste e beba litros dela, assim como há os que não gostam dessa presença defumada na cerveja.

O seu amargor não é muito presente. Dessa forma, o que fica realmente caracterizando nessa cerveja é seu toque defumado.

O seu teor alcoólico também não é muito elevado e a sua carbonatação costuma ser de média para alta.

Aspectos técnicos do estilo de cerveja rauchbier

Cerveja defumada

O seu teor alcoólico fica entre 4,8% e 6%. O seu IBU varia de 20 a 30. A sua coloração pode ficar entre um tom âmbar claro e o marrom.

Publicidade

Por fim, logo abaixo há a indicação de algumas cervejas deste estilo para você que quer tomar uma cerveja com um sabor diferenciado:

  • Dogma Citra Lover (Origem: Brasil)
  • Bodebrown Saison De Curitiba (Origem: Brasil)
  • Schlenkerla Weizen Rauchbier (Origem: Alemanha)

Compartilhe

Gostou de saber dessa notícia? Então, compartilhe com todo mundo que você conhece. Eles também vão gostar de saber.

Veja também

Voltar para a página inicial