- 4Shares
Muita gente abre mão da cerveja por pensar que ela engorda. E isso é verdade, a cerveja realmente engorda. Mas o levedo de cerveja não tem nada a ver com isso.
A maioria das pessoas atribui o alto valor calórico da cerveja ao levedo, quando na verdade o grande responsável por isso é o álcool.
O levedo de cerveja não engorda, pelo contrário, faz bem à saúde. E por possuir alguns benefícios extras, como inclusive o fato de emagrecer, tem sido utilizado na produção de suplementos naturais para quem quer perder peso e viver uma vida mais saudável.
O levedo de cerveja é um alimento natural que pode ser utilizado nos alimentos consumidos no dia a dia. É uma boa indicação para quem possui Diabetes, uma vez que o cereal controla a quantidade de glicose no sangue e impede assim que uma quantidade maior de insulina seja secretada.
Outra característica do cereal é desentupir as artérias, desobstruindo os canais de moléculas de gordura de baixa densidade presas nas paredes. Essas moléculas são também conhecidas como LDL, ou, como popularmente ditas, colesterol. Porém, o levedo de cerveja não só diminui a quantidade do LDL como aumenta a do HDL, moléculas de alta densidade, conhecidas como o “colesterol bom”.
O levedo de cerveja é rico em cromo, um mineral muito importante para a saúde. Quando a pessoa está com deficiência de cromo, é normal que a insulina comece a se tornar ineficiente. Com isso, a maior parte do açúcar obtido através dos carboidratos fica no sangue, posteriormente se convertendo em moléculas de gordura pelas células de reserva.
O cromo é um nutriente presente naturalmente no nosso corpo e é normal que ao longo dos anos sua quantidade vá diminuindo naturalmente. Por isso é muito importante manter uma dieta rica em cromo, principalmente para pessoas acima de 40 anos. Mais de 80% dos idosos no Brasil sofre com a deficiência do nutriente, o que leva a outras complicações de saúde.
O organismo também não ajuda muito nesse ponto. O cromo é um nutriente de difícil absorção, e por conta disso a maior parte acaba sendo eliminada com as excretas sem ser absorvida. Uma maneira de resolver esse problema é consumindo mais alimentos como banana, limão, laranja, trigo, espinafre e o próprio levedo, que possuem uma boa quantidade de cromo.
O que mais o levedo de cerveja pode proporcionar para o organismo?
Como dito anteriormente, o levedo de cerveja levou uma fama injusta de alimento calórico responsável por aumentar o peso.
Além de emagrecer, o levedo tem sido amplamente utilizado na fabricação de suplementos naturais, já que contém uma série de minerais e vitaminas essenciais para um bom funcionamento do nosso metabolismo.
É possível encontrar em lojas de produtos naturais o levedo em forma de farinha ou mesmo dentro de cápsulas ou comprimidos. É preciso ficar atento à concentração do suplemento antes de realizar a compra. É recomendado também que você sempre consulte antes um nutricionista para saber as quantidades adequadas antes de consumir na alimentação, dependendo das suas necessidades diárias.
-
Melhora o desempenho do intestino
O levedo de cerveja pode ser um santo remédio natural para quem está sofrendo com dores intestinais.
O levedo possui algumas substâncias em sua composição capazes de proteger as mucosas internas do intestino, prevenindo assim ataques de bactérias que causam infecções, o que gera muitas dores e desconforto.
-
Reduz a acne
O levedo de cerveja também pode ser muito eficiente para combater a acne que atinge a maioria dos adolescentes. Porém, muita gente adulta também sofre com esse problema.
Um dos principais motivos da formação da acne se deve à má alimentação e a não limpeza de pele. Ela se forma quando os folículos pilosos entopem devido ao acúmulo de sebo e camadas de células mortas. É um ambiente muito propício para a colonização de bactérias, que podem formar algumas inflamações na região.
O levedo de cerveja é rico em Vitamina B-12, que ajuda a diminuir as inflamações e a possibilidade da formação de acne.
-
Controle para Diabetes
Como o levedo de cerveja controla a quantidade de glicose no sangue, se torna um eficiente controlador do Diabetes.
Essa ação ocorre através do cromo, que já citamos anteriormente. Ele ajuda a transformar o excesso de açúcar e gordura em energia, evitando assim que haja muita glicose no sangue, que muita gordura seja depositada nos adipócitos e que haja picos de insulina.
Se um portador de Diabetes adicionar o levedo à dieta, é possível que a quantidade de insulina artificial usada diariamente seja diminuída. Mas jamais diminua a quantidade se você for portador da doença. Consulte sempre um médico antes de tomar alguma atitude relacionada ao tratamento.
O consumo regular do levedo de cerveja pode fazer com que a glicose diminua em até 40% no sangue.
Para que serve o levedo na fabricação da cerveja?
Independente de ser uma cerveja industrial ou artesanal, o levedo de cerveja não pode deixar de ser utilizado. Afinal, é a partir dele que são produzidos o álcool e o CO2.
Como você deve saber, o ingrediente responsável pelo amargor da cerveja é o lúpulo, mas o levedo também tem certa responsabilidade nesta função. Além disso, é componente principal responsável pela cor, aroma e até mesmo em parte do gosto da bebida.
O levedo de cerveja não é responsável apenas pela formação do álcool etílico como também de uma substância química chamada éster, que confere o aroma à bebida. Alguns tipos diferentes de levedo (bem como o tempo utilizado no processo de fabricação ou a produção do ingrediente) podem conferir diferentes tipos de aroma, sendo mais rústicos, amadeirados, etc.
Existem diversas famílias diferentes de leveduras, mas a produção da cerveja exige uma participação especial de apenas duas delas: a Saccharomyces cerevisiae, responsável pela fabricação da cerveja tipo Ale, e a Saccharomyces uvarum, responsável pela fabricação da cerveja tipo Lager.
A S. uvarum é utilizada em larga escala na produção de cerveja no Brasil, e geralmente produz cervejas mais leves, tanto na cor quanto no aroma e sabor.
Já a S. cerevisae é utilizada para fabricar cervejas mais fortes, com maiores teores alcoólicos. A bactéria também é utilizada em larga escala para a produção de outros tipos de bebidas alcoólicas, como rum, uísque, e até mesmo na indústria alimentícia na fabricação de alguns tipos de pães.
As duas famílias também diferem no momento de fermentação da bebida. Enquanto a S. cerevisae flutua na bebida, a S. uvarum vai para o fundo, o que também faz com que haja uma diferenciação no momento de filtração da bebida. Além, claro, se ser notável a diferença entre os tons dos tipos Ale e Lager.
O levedo de cerveja é um alimento muito benéfico para a saúde e não há contra indicações, a não ser por ordem expressa de um médico. Caso contrário, experimente adicionar esse alimento à sua dieta. Em pouco tempo você poderá sentir na pele as diferenças que ele pode causar no seu organismo.
Se você gostou do post, deixe sua curtida abaixo e não se esqueça de compartilhar o artigo em suas redes sociais! Em breve traremos novos assuntos relacionados ao mundo da cerveja para você. Até lá!
- 4Shares
- 4Shares
4