As 5 cervejas mais antigas do mundo ainda em fabricação

Essas cinco cervejas resistiram ao tempo, sendo produzidas até os dias de hoje e são consideradas as cervejas mais antigas do mundo

Depois de um dia agitado e extenuante, é uma boa pedida parar para beber uma cerveja para relaxar. Talvez você nunca tenha parado para pensar, mas devemos ser agradecidos aos sábios que inventaram essa bebida a cerca de 6 mil anos antes de Cristo, que tanto nos refresca nos dias quentes, como os do nosso verão.

O período certo da sua descoberta – sim, a cerveja foi descoberta e não inventada – ainda é incerto. Mas arqueólogos e estudiosos acreditam que suas origens remontam ao sul da antiga Mesopotâmia (atual Iraque), pelos sumérios que por volta de 6.000 a.C. habitavam aquela região. Os sumérios são considerados como a civilização humana atual, tal qual a conhecemos. Mas mesmo vivendo em um tempo tão distante, isso não os impediu de descobrirem a cerveja.

Os sumérios ficaram tão maravilhados com essa descoberta, que fizeram um cântico em homenagem à deusa Ninkasi, a quem acreditavam ser a criadora da cerveja. Esse cântico, em forma de poema escrito a 1.800 a.C., trazia a primeira receita escrita de como preparar a cerveja. Entre os ingredientes utilizados, estavam presentes tâmaras, ervas, mel, grãos variados e especiarias da região da Mesopotâmia.

Séculos de produção, proporcionou o aperfeiçoamento da bebida e novos ingredientes foram sendo incorporados à bebida. E sendo uma bebida tão antiga assim, é difícil pensar em quais cervejas resistiram ao tempo e ainda estariam disponíveis para serem pelos consumidores em pleno século 21 espalhados ao redor do mundo. Por isso, aqui cabe a pergunta: quais são as cervejas mais antigas que ainda são produzidas?

As cinco cervejas mais antigas do mundo

Então, listamos a seguir as cinco cervejas mais antigas ainda em produção no mundo. Com receitas praticamente iguais desde à sua criação, eles resistiriam não só ao tempo, mas em muitos casos à conflitos que destruíram países.

Viu isso? Brasil dá show e leva 43 medalhas na Copa Cervezas de America 2022

Weihenstephan

Fundada no ano de 725 d.C., a abadia beneditina de Weihenstephan, localizada na Baviera, sul da Alemanha, é a cervejaria mais antiga em operação do mundo (a cervejaria foi construída em 1040 d.C.). Ela é agora propriedade da Cervejaria Estatal da Baviera ‘Weihensephan’. Com uma produção de milhões de garrafas todos os anos, ela distribui sua cerveja para mais de 120 países ao redor do mundo.

Augustiner

A Irmandade Agostiniana começou a fabricar a cerveja Augustiner no ano de 1328, ou seja, 600 anos depois da Welhenstephan. Sua primeira cervejaria ficava localizada dentro das paredes do mosteiro, perto da Catedral de Munique. Depois de quase 500 anos de produção, a cervejaria foi privatizada no início do século XIX, nascendo a empresa Augustiner. A cervejaria logo se mudou para Neuhauser Strae. Finalmente, em 1829, a família Wagner assumiu o controle do negócio e transferiu sua localização atual para a cidade de Landsberger Strae, em 1885.

Confira ainda: Cerveja Blumenau é eleita pelo segundo ano consecutivo a Cervejaria do Ano no Brasil Beer Cup

Stella Artois

Uma marca reconhecida mundialmente, a Stella Artois – ou simplesmente Stella – é a mais famosa de todas as cervejas belgas. Suas origens remontam ao ano de 1366, como estampado em sua garrafa. Seu sabor distinto faz parte dos seus traços únicos, desde os primeiros dias de vida da marca.

Grolsch

É relativamente mais nova, se comparamos com as duas cervejas alemães anteriores. A Grolsch foi fundada na Holanda, no ano de 1615. Dentre essas cervejas mais antigas ainda existentes, é a única que fermenta de forma natural, com menor intervenção manual. Em 1897, a Grolsch introduziu a sua distinta garrafa verde com rolha swingtop, tornando-a única entre as cervejas.

Leia também: Conheça o surpreendente estilo de cerveja Cold IPA

Kronenbourg

Originária do sul da França, a Kronenbourg foi fundada em 1664. Atualmente, a cerveja pertence a Carlsberg, sendo a cerveja francesa mais vendida no mundo.

Faça parte da comunidade cervejeira que mais cresce no Brasil:


Compartilhe

Gostou dessa notícia? Então, compartilhe com todo mundo que você conhece. Eles também vão gostar de saber.

Veja também

Voltar para a página inicial

Clube do Cervejeiro

O Clube do Cervejeiro é um portal com notícias atualizadas e conteúdos exclusivos focados no universo da cerveja e a gastronomia relacionada à bebida.